RURAL

Inspetoria Veterinária de Pedras Altas realiza atendimentos no interior do município

OFERECIMENTO:

 

Em Pedras Altas, equipe está indo até os produtores Foto: Divulgação TP

Visando auxiliar o produtor rural nas questões relacio­nadas ao campo e pecuária, a Inspetoria Veterinária de Pedras Altas, que tem a frente o veterinário Leandro Centeno, está realizando desde a semana passada, atendimen­tos no interior do município. Integra também o grupo, a agropecuária Machado, com itens necessários para aquisição por parte do produtor que também não precisa se deslocar até a cidade.

Conforme explicou ao Tri­buna do Pampa o prefeito Bebeto Perdomo, o trabalho pioneiro está ocorrendo em virtude da necessi­dade de isolamento social, onde se busca evitar o deslocamento ao má­ximo, e pela falta de transporte co­letivo, tendo em vista que em razão da pandemia do novo coronavírus e as medidas preventivas, as linhas foram temporariamente suspensas. O gestor diz que o trabalho está faci­litando muito a solução das questões dos produtores. “Conquistamos essa parceria e a aceitação foi muito gran­de. Para nós, como Prefeitura é ex­tremamente gratificante, pois nossos produtores recebem o atendimento, orientação e auxílio necessário para cumprir prazos necessários”, afirma.

Até o momento, já foram re­alizados trabalhos nas comunidades do São Diogo, Lagões, Lago Azul, Regina, Santa Inês, Arroio Mau e Glória, chegando a 130 produtores atendidos. Nos encontros, realizados em escolas ou sedes de associações, os produtores podem declarar ani­mais, adquirir vacinas para a febre aftosa que encerra no final do mês e atualizar cadastro.

Ao TP, o veterinário Le­andro Centeno completou dizendo que a iniciativa também visou aproximar o produtor da inspetoria, principalmente o pequeno e que tem dificuldade de ir até a cidade. Ele frisou a importante parceria envolvendo Sindicato Rural, Prefeitura e Inspetoria, cada um contribuindo de alguma forma para que o produtor seja auxiliado e não tenha prejuízos por ter dificuldade de ir até a cidade. “Vimos a necessidade de dar esse suporte e nos adequarmos com re­lação às medidas do coronavírus. O trabalho está sendo muito bem acei­to e foi uma semente plantada, onde pretendemos, nos próximos anos, dar continuidade a esse trabalho de auxilio ao produtor. Aproveito para agradecer as escolas que disponibi­lizaram os espaços e alimentação e a Prefeitura, que deu suporte de equipamentos”, manifestou Cente­no, acrescentando que os encontros com os produtores estão sendo importantes também para o repasse de informações diversas sobre datas e compromissos que os produtores devem cumprir.

PINHEIRO MACHADO No mu­nicípio, o expediente da Inspetoria Veterinária está interrompido em virtude dos servidores pertencerem ao grupo de risco do coronavírus e estarem afastados das funções. Conforme apurou o TP, há ex­pectativa para que o retorno do atendimento aconteça no início da próxima semana.

No município o atendimento está suspenso Foto: Gislene Farion TP

Além disso, em Pinheiro Machado, a equipe já encaminhou os pedidos de aposentadoria e estão aguardando resposta. Neste senti­do, na última semana, o vereador Mateus Garcia (PDT) protocolou a solicitação de contratação ou realo­cação de três novos servidores junto à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Uma reunião também foi realizada com representantes do Po­der Executivo, de sindicatos locais e entidades agropecuárias para tratar do funcionamento da instituição. Conforme informado para a reporta­gem, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) está propondo um convênio com o governo do Estado para prestar serviços na área.

Comentários do Facebook