REGIONAL

Inspetorias veterinárias orientam sobre exigências para a Semana Farroupilha

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Proprietários dos equinos devem estar atentos às vacinas

Proprietários dos equinos devem estar atentos às vacinas Foto: Divulgação TP

Que o mês de setem­bro está chegando ninguém tem dúvi­das. Prova disso é o aumento do número de cavaleiros pelas ruas, procura inten­sificada pelas pilchas nos comércios tradicionais e a movimentação para que saia tudo conforme manda o figurino para os desfiles de 20 de setembro. Além disso, as inspetorias veterinárias de todos os municípios da região também aumentam a demanda devido aos cui­dados com a fiscalização do rebanho equino.

Nesta semana, a equipe do TP entrou em con­tato com os órgãos responsá­veis para trazer as principais medidas que devem ser tomados nesse período. Na oportunidade, os profissio­nais destacaram a emissão dos documentários neces­sários e o cumprimento dos prazos, conforme determina­ção da Secretaria da Agricul­tura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul.

Em Hulha Negra, a chefe da inspetoria veteriná­ria, Danielle Meireles Ricar­do, afirmou que a orientação é de que toda a pessoa que irá participar dos festejos farroupilhas, principalmen­te do desfile, deve fazer um cadastro no setor. “O cavalo deve ser cadastrado na inspetoria. Para isso, o proprietário deve apresentar comprovante de endereço, cópia do RG e CPF, além do comprovante de exames do animal – anemia infecciosa equina, mormo e influenza equina. O comprovante da vacina da influenza pode ser mediante atestado do médi­co veterinário de realização da dose ou atestado clínico veterinário de que o animal não possui os sintomas da doença”, explica Danielle.

Além dessas, em Pinheiro Machado, a fiscal estadual agropecuária Ro­sangela Machado comentou sobre a exigência de portar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e da importância de verificar a validade e os prazos para emissão. “O documento deve ter vali­dade referente ao período total de duração do evento. Para a Semana Farroupilha, a emissão da GTA deve respeitar o prazo de 14 dias antes – próxima sexta-feira (24) e 3 dias após o evento ser realizado”, disse.

Neste ano, além de adquirir o documento diretamente na inspetoria, é possível obtê­-lo através da internet, pelo Módulo Produtor Online ou com o aplicativo Galope – desde que seja gerada uma senha diretamente no órgão responsável da cidade.

As medidas são padronizadas em todo o território estadual, consi­derando a necessidade de estabelecer ações relativas ao controle do trânsito ani­mal e a fiscalização agro­pecuária, além de todas as particularidades acerca dos eventos farroupilhas.

Patricia Müller e a chefe da Inspetoria, Danielle, são responsáveis pelo cadastro em Hulha Negra

Patricia Müller e a chefe da Inspetoria, Danielle, são responsáveis pelo cadastro em Hulha Negra Foto: Silvana Antunes TP

Comentários do Facebook