O município de Candiota esteve representado, no último fim de semana, pelo CTG Luiz Chirivino, na 21ª Reculuta da Arte Nativa e etapa regional do Enart 2024. O evento aconteceu na cidade de Vila Nova do Sul, sendo realizado pelo CTG Sincero Lemes.
A invernada mirim candiotense, a Herdeiros do Chirivino, conquistou o 1º lugar em danças tradicionais, sendo motivo de muita comemoração.
APRESENTAÇÃO
Com o tema “Aqueles tempos felizes da infância, brincando sem separação”, a invernada falou sobre os brinquedos antigos que prevalecem até hoje: o bodoque, as bolinhas de gude, as bruxinhas de pano e as cinco marias, relembrando as brincadeiras dos tempos felizes da infância. “Trazemos na mensagem a referência que são tempos de amor e de liberdade sem maldade, sendo prendinha ou peãozinho, todos podem e devem brincar de tudo sem separação! E com certeza que é bem melhor quando todo mundo se junta, integrando a todos nas brincadeiras infantis, pois brincadeira de criança é brincadeira de criança e dever ser preservada para as futuras gerações”.
Nas danças tradicionais onde levou o título, dançaram maçanico, rancheira de carreirinha e tatu com volta no meio. A responsabilidade técnica é de Silvio Pereira e os instrutores da invernada são Lidiano Pereira e Kamily Flores. “Foi a primeira vez que a gente conseguiu ganhar o primeiro lugar em danças tradicionais mirim. Fizemos nossa pré-estreia com a nova coreografia e novas danças em outubro do ano passado, e desde então a gente vem premiando praticamente em todos os rodeios. Premiamos no Dança Criança, 2º lugar em dança tradicional; premiamos no Prenda Minha, em dezembro, com melhor coreografia; depois em São Gabriel, no último rodeio, em melhor coreografia e 2º lugar em danças tradicionais. E agora neste, conseguimos o 1º lugar. Foram dois anos de trabalho e tivemos essa conquista, um auxílio, pois neste ano temos o objetivo de tentar ficar entre os três primeiros da 18ª Região Tradicionalista”.
Lidiano Pereira falou ao jornal sobre a conquista do Herdeiros do Chirivino. “Possuímos sempre uma média de 30 crianças no elenco, pois elas estão em constante troca de categoria em razão da idade e são renovadas no grupo. Nesse rodeio, por exemplo, foi a despedida do nosso posteiro Christopher, que passou pra categoria juvenil. Tivemos também a estréia de outras crianças e mesmo assim conseguimos manter o nível do grupo e conquistar o primeiro lugar em danças tradicionais. Este troféu representa para o grupo a valorização e reconhecimento de todo o trabalho, dedicação e esforço de todos, tanto componentes, como pais, instrutores e comunidade de Candiota que sempre apoia nosso grupo e nos incentiva cada vez mais”.
PREMIADOS DO CTG LUIZ CHIRIVINO
* Invernada mirim: 1º lugar em danças tradicionais e 3º lugar em coreografia
* Sandro Lucas Ribeiro: 1º lugar – declamação pré-mirim
* Joaquim Britto Teixeira: 2º lugar – solista vocal pré-mirim
* Angelo Pacheco: 2º lugar- declamação adulta
* Juliana Silveira: 2º lugar – solista vocal adulta
* Invernada adulta: classificada para inter regional no Enart
* Mayana Martins, Juliana Silveira, Angelo Pacheco, Luiz Gustavo Barreto e André Barreto – classificados para inter regional no Enart
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*