TRADICIONALISMO

Invernada Raízes da Tradição está com inscrições abertas para novos integrantes em Pinheiro Machado

Contatos podem ser feitos até o fim do mês de junho

Coreógrafos e instrutores buscam alunos novos e o resgate de participantes das invernadas Foto: Divulgação TP

Em continuidade ao projeto “Sorrir e alegrar, não importa o lugar”, com início em 2015, a Invernada Artística Raízes da Tradição, filiada ao CCTG Lila Alves, em Pinheiro Machado, está com inscrições abertas para novos integrantes nas categorias mirim e juvenil.

Interessados podem fazer contato com as responsáveis pelas invernadas, pelos telefones (53) 991628175 ou (53) 999674266 até o fim deste mês de junho.

Atualmente, os dois grupos possuem os instrutores Julia Graziela Azambuja e Japa, que estão empenhados em resgatar as crianças após dois anos de pandemia de Covid-19. “Queremos que as crianças voltem a participar da invernada, queremos proporcionar entretenimento através da dança, de modo que esse amor e vontade de cultura as tradições gaúchas seja aflorado”, explicou Julia.

 

O PROJETO – O “Sorrir e alegrar não importa o lugar” teve inicio em agosto de 2015 realizando as seguintes ações: Pré-produção; produção de materiais de divulgação do projeto; divulgação do projeto e inscrições; montagem das grades de aulas; aquisição de sapatos, botas e pilcha gaúcha; contratação de instrutores; contratação de musical; produção; início das aulas; aquisição de figurinos para as coreografias; ensaios; planejamento de eventos culturais; realização dos eventos culturais e pós – produção.

De acordo com Julia Azambuja, o projeto é um trabalho que utiliza o ensino da dança tradicional gaúcha e montagem de coreografias próprias para crianças e jovens entre 8 a 18 anos, residentes e domiciliados em Pinheiro Machado, e que estejam matriculados em escolas públicas. “Através da dança, é possível resgatar a cultura gaúcha através da arte da encenação da nossa história e, executando assim, um relevante trabalho de inclusão social”, destacou.

Entre as danças tradicionais integrantes do planejamento estão Maçanico, Tatu de Castanholas, Tatu com volta no meio, Chote carreirinho, Querumana, Dança do Pezinho, Rancheira, Balaio, Chote de duas damas, Vaneira e Pau de fitas. Está programada a apresentação da coreografia para as músicas Gangorra e Jovens Combatentes, porém o grupo já dançou coreografias para as músicas Trem de lata, Saudade de meus avós, Homenagem ao meu pai, Pandorga e Esquilador.

IART DA DANÇA – O grupo Raízes da Tradição promove anualmente o Rodeio Artístico Iart da Dança, um rodeio artístico, em forma de competição, que conta com apresentações de mais de 20 invernadas de todo o Rio Grande do Sul e também apresentações individuais com declamações, solista vocal, dança de salão e canto, com premiações com troféus e dinheiro de primeiro a terceiro lugar. O evento movimenta em torno de 5 mil pessoas durante todo um domingo do mês de outubro. O Iart da Dança é um evento para fortalecer a cultura artística do município de Pinheiro Machado através da dança e das artes espontâneas.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook