CULTURA GAÚCHA

Invernadas de Candiota e Pinheiro Machado estão representando a região no Juvenart em Restinga Sêca

De Candiota o CTG Luiz Chirivino e de Pinheiro Machado o CCTG Lila Alves

O maior evento de danças tradicionalistas da categoria juvenil no Estado, o Juvenart, começa nesta sexta-feira (28). Serão 86 grupos disputando no concurso nas modalidades de Danças Tradicionais, Júnior e Sênior, e as individuais, Chula e Danças Gaúchas de Salão.

As competições em grupos serão no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti e as individuais no anfiteatro do Hotel do Recanto, na localidade Recanto Maestro, em Restinga Sêca.

A realização é do CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, com apoio da Fundação Antonio Meneghetti e das prefeituras de São João do Polêsine e Restinga Sêca.

PINHEIRO MACHADO

Da terra da ovelha, as invernadas que irão representar o Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves, são Alma Gaúcha e o Raízes da Tradição. Os dois grupos farão suas apresentações nesta sexta-feira (28), sendo o Alma às 17h e o Raízes às 20h.

A equipe do TP conversou com a instrutora do Alma Gaúcha, Amanda Gonçalves, que destacou que a preparação para o concurso não foi nada fácil. “Foras dias e dias de ensaio, os pais fizeram rifas para juntar dinheiro para virem pra cá”. “contamos com coreografias de Ederson Vergara e correção de Wellington Godoi. O grupo é novo, vindo uma cidade pequena, mas a qual somos apaixonados e por isso resolvemos vir pela primeira vez representar nossa casa o Lila Alves e nossa terra”, finalizou.

Grupo Alma Gaúcha fará sua apresentação às 17h Foto: Divulgação TP

Já Julia Graziela Dutra, que ensaia o Raízes da Tradição juntamente com o instrutor Diego Rodrigues, falou sobre a expectativa para a apresentação do grupo. “A expectativa para nós é  das melhores, pois os dois grupos são novos e também esperamos que a juventude e as crianças se divirtam, aprendam, troquem informações e façam intercambio com os melhores grupos que estão aqui”, disse Julia, reforçando o apoio dos pais e do município. “Nada paga ver a felicidade que eles estão para entrar na sala hoje, e tenho certeza que irão dar o melhor deles. O resultado é consequência, e o importante são eles estarem em um dos melhores palcos do estado e ter essa experiência”, concluiu.

Raízes da Tradição fará sua apresentação às 20h desta sexta-feira (28) Foto: Divulgação TP

Além das instrutoras, a equipe também conversou com o vice-patrão da entidade, Eduardo Ritta Martins, que tem suas duas filhas participando da invernada ensaiada por Julia. Durante o bate-papo, Dudu, como é conhecido, falou que como pai é gratificante e emocionante. “E como vice-patrão, ter dois grupos participando também é muito gratificante, pois estamos sempre batalhando para manter a nossa entidade”, disse emocionado, além de destacar a presença das outras invernadas da região.

CANDIOTA

Herdeiros do Chirivino entrará na sala no sábado (29), às 13h40 Foto: Divulgação TP

O elenco Juvenil do CTG Luiz Chirivino também estará neste final de semana, representando a cidade de Candiota e a 18ª Região Tradicionalista no 19º JuvENART, rodeio artístico estadual de concorrentes da categoria juvenil. A Invernada Juvenil “Herdeiros do Chirivino” fez sua estréia de pilchas e coreografia dia 15 de julho, em preparação para este evento.

No ano passado o CTG Luiz Chirivino ficou entre os 10 finalistas na modalidade de danças tradicionais na categoria Júnior e neste ano o grupo juvenil irá realizar sua apresentação neste sábado (29), às 13h40, no bloco 6. São 57 grupos na categoria Júnior, onde 10 se classificam para a finalíssima do domingo (30), na parte da tarde.

Conforme o responsável pela artística, Lidiano Pereira, “o grupo Juvenil irá apresentar como tema a Batalha das Videiras, falando sobre o surgimento das videiras e filas de parreirais que existem hoje em nosso município de Candiota, na Campanha gaúcha, onde foi palco de batalhas e brado de generais como na Batalha do Seival”.

O grupo juvenil tem na coordenação geral, os instrutores Fabricio Aquere e Simone Munhoz.

Acompanhe as apresentações aqui.

Comentários do Facebook