CULTURA

Irmãos candiotenses falam sobre o amor à tradição gaúcha

Kaylane e Ólyver são os atuais Prenda e Peão Farroupilha de Candiota

Os irmãos conquistaram juntos os títulos municipais Foto: Divulgação TP

Nesta edição, o Tribuna do Pampa traz a história dos irmãos candiotenses, Kaylane e Ólyver Prestes, que além do mesmo sangue, também compartilham o mesmo amor pela tradição gaúcha. Juntos, eles assumiram o cargo, em primeiro lugar, no concurso de Peão e Prenda Farroupilha do município, realizado no mês de agosto.

Já que no último dia 5 de setembro, foi comemorado o Dia do Jovem Tradicionalista, o TP conversou com os irmãos que carregam uma ligação desde muito cedo com o tradicionalismo, participando de cavalgadas, invernadas e concursos.

 

KAYLANE

 

A jovem Kaylane, 20 anos, contou que já nasceu no meio tradicionalista e recebeu a sua primeira faixa como prenda aos seis meses de idade. Aos cinco anos se integrou a uma invernada, e logo em seguida começou a acompanhar os pais nas cavalgadas, até o ano de 2020.

“Fiz 13 anos de cavalgadas, contando as da chama farroupilha, as de aniversário do município, do São Sebastião de Bagé e Imaculada Conceição aqui de Candiota”, contou, afirmando que sempre esperou o fim do mês de agosto e o início de setembro, pois nesse período é o começo das cavalgadas. Na oportunidade, Kaylane disse que durante os trajetos, nas rodas de conversa, sempre adquiriu muito conhecimento e aprendeu a ter mais amor pela tradição. “Conheci muitos pedaços do nosso Estado, e também a importância deles na nossa história”.

Quando completou 15 anos, Kaylane contou que optou por uma festa totalmente gaúcha, desde a sua entrada até o baile. “Aos 15 anos tive a minha festa de aniversário totalmente no tema gaúcho, desde a entrada a cavalo, troca de sapatinho numa carroça, valsa gaúcha, baile de rancho, churrasco e lembrancinhas gaúchas”, relembrou.

 

PRENDA DO MUNICÍPIO

 

Ao falar sobre sua conquista como 1ª Prenda Farroupilha, a jovem ressaltou que o cargo atual é uma honra, principalmente por ter acompanhado a Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC), até a cidade de Santana do Livramento, local em que a chama crioula foi distribuída aos municípios da 18ª Região Tradicionalistas (RT), neste ano de 2023.

“Me deu um ar de nostalgia e saudade, e eu fiquei feliz de rever amigos de cavalgadas e também de ver as crianças crescidas que eu vi na barriga da mãe deles. Senti uma felicidade tão grande, por novamente estar no meu lugar de paz”, relatou a prenda.

 

INSPIRAÇÃO

 

Ao ser questionada sobre sua maior inspiração no meio tradicionalista, Kaylane respondeu que é o ex-prefeito de Candiota, Mirabeau Borba dos Santos. Além disso, ela contou que a história de Mirabeau foi o seu tema na mostra folclórica do concurso Farroupilha. “Sua trajetória é espetacular e linda de se conhecer”.

Ao finalizar, Kaylane agradeceu sua família por a ter criado no meio tradicionalista. “É a minha maior herança, e onde eu estiver faço questão de levar a nossa cultura, trazendo mais pessoas e incentivando os jovens com os meus conhecimentos obtidos”, concluiu.

 

ÓLYVER

 

Começando no meio tradicionalista aos três anos de idade, o jovem Ólyver Prestes, 17 anos, disse que estar ao lado de sua irmã nesta etapa foi um momento muito emocionante. Em sua fala, Ólyver destacou que os dois se esforçaram muito para chegar neste momento. “Só nós sabemos do esforço que fizemos, foram vários anos vivendo e aprendendo com todos, adquirindo conhecimento para chegar onde estamos hoje”, falou.

Sendo sua segunda participação no concurso, Ólyver contou que desde 2022, quando participou pela primeira vez, começou a refletir sobre os seus erros e acertos e fazer a sua preparação para este ano. “Assistindo filmes, estudando sobre o tradicionalismo e indo a todas as palestras que podia ir”.

Ao ser questionado sobre suas inspirações no meio tradicionalista, o Peão Farroupilha destacou os nomes de Alfeu Duarte, Erlei Marques, José Vanderlei Magalhães e João Carlos Pinheiro.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook