ESPORTE

Jogos e homenagens marcam as comemorações dos 100 anos do Grêmio Esportivo Santa Rosa

Equipes do Santa Rosa, titulares (foto), suplentes e veteranos, participaram de amistosos em comemoração ao centenário Foto: Divulgação TP

 

Primeira equipe do Santa Rosa Foto: Arquivo TP

O sábado (12) e domingo (13) foi de comemoração em Seival, Candiota. Uma programação especial composta por jogos, homenagens e show teve por finalidade comemorar o centenário do Grêmio Esportivo Santa Rosa, que é considerado o primeiro time de futebol de Candiota e um dos mais antigos da região.

O evento foi uma realização do Grêmio Esportivo Santa Rosa, com apoio da Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, como reconhecimento da importância histórica que o Santa Rosa representa no esporte local. Compareceram secretários municipais, vereadores e o vice-prefeito Paulinho Brum.

Equipe suplente do Santa Rosa Foto: Divulgação TP

O secretário de Cultura, Diego Lima, lembra que em 2021, ano oficial dos 100 do clube, enquanto vereador indicou um Voto de Congratulação ao Santa Rosa para que a data não passasse em branco pelo impedimento de algo festivo em razão da pandemia de Covid-19. Lima disse ao jornal que a organização do evento foi um desafio. “Fomos procurados pelo presidente do Santa Rosa e com autorização do prefeito Folador, que não mediu esforços autorizando nossas solicitações, realizamos um evento com o nível que o clube merecia. Fiquei muito feliz em estar a frente da Secretaria e poder proporcionar o evento. São 100 anos de páginas na história do Santa Rosa e por isso fizemos um resgate de presidentes, torcedores fanáticos e jogadores. Os jogos não poderiam faltar, de uma forma participativa, mostrando a felicidade e união que a data representa, deixando de lado medalhas e troféus. Acredito que conseguimos responder a altura que o Santa Rosa merecia”, afirmou o secretário.

Veteranos do Santa Rosa Foto: Divulgação TP

Para o presidente do Grêmio Esportivo Santa Rosa, Robert William Moreira Porto é motivo de orgulho estar a frente da presidência do Santa Rosa no centenário. “Vai ficar marcado para o resto da vida, tanto pra mim que me criei na volta do campo, como para todos que acompanham o time e cultivam amizades. Hoje contamos a história dos nossos antepassados, é muito orgulho de manter, levar adiante para essa nova geração algo tão importante, que no futuro vai contar essa nossa história atual. Digo que somos uma família que faz a história do Santa Rosa. Peço força para continuar por muito tempo a frente desta grande equipe”.

Secretário Diego Lima (C) junto ao presidente do Santa Rosa, Robert Porto, e vice-presidente, Jonathan Lima Foto: Divulgação TP

JOGOS – As comemorações foram marcadas por jogos de confraternização. Ocorreram partidas entre União Seival e Garra Jovem (Sub 15 masculino), Santa Rosa e SEVA (veteranos) Santa Rosa e Guarani de Bagé (feminino), Santa Rosa e Associação João Emílio (suplentes) e Santa Rosa e Seleção de Candiota (titulares).

Galeria de camisetas e troféus Foto: Divulgação TP

SOBRE A EQUIPE – Segundo Heitor Ferreira, pesquisador candiotense do Núcleo de Pesquisa de Seival, em 16 de junho de 1927 foi eleita a primeira diretoria do clube, que tinha como presidente Floriano Rosa, secretário João Marimon Junior e José Torres como tesoureiro. Já os principais sócios fundadores foram José Torres, João Marimon, Antônio Marimon, João Marimon Jr, Silvio Marimon, José Marimon, Maurício dos Santos e Francisco Brizolara da Rosa.

Conforme publicação da revista Dentro e Fora das quatro linhas, de 2014, documentos encontrados em um galpão mostram que o Santa Rosa ostenta o título de clube mais antigo da região – de 1921, quando as vidas ainda seguiam o curso do trem. Os diplomas que compõem o acervo do Núcleo de Pesquisas do Seival, revelam placares de confrontos com o Rio Negro, de Hulha Negra, o Luz e Ordem, de Pinheiro Machado, o Guarany de Bagé e até o Brasil de Pelotas.

EQUIPE FEMININA – Durante o evento também foi entregue um fardamento pelo governo municipal de Candiota a equipe Santa Rosa feminina, que começou a treinar e disputar campeonatos e torneios em 2019. A equipe tem como lema “A vitória pode ser difícil, a felicidade é certa e desistir jamais”, tem como presidente Daiana Etchevarria, vice-presidente Débora Etchevarria, técnico Deverton Etchevarria e capitã, Aline Moraes.

Equipe feminina começou a treinar em 2019 e ganhou fardamento Foto: Divulgação TP

ATRAÇÕES – Além dos jogos e homenagens, a festividade do centenário do Santa Rosa contou com a apresentação de cantores do projeto Tradição e Arte nas escolas, o antigo Canto Moleque nas escolas. Segundo a Secretaria de Cultura, o projeto iniciado há três anos está passando por reformulação em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de destacar a criatividade dos futuros cantores, aprimorando canções. O projeto tem como técnico responsável, Alexandre Brose.

A festividade foi encerrada com a apresentação do grupo Fechamento, criado em fevereiro de 2017 por amigos e colegas de trabalho. O evento fez parte das comemorações dos 30 anos de Candiota.

Campo do Santa Rosa permaneceu com entorno lotado Foto: Divulgação TP

HOMENAGEADOS

– Jorge Brum (ex-presidente)
– Denilson Aquere (ex-presidente da Associação de Moradores de Seival)
– Jair Coutinho (ex-presidente e treinador)
– Mario Sergio de Lima Dias (ex-treinador destaque campeão)
– Jesus Ramos Pinto (ex-presidente)
– Eva Pinheiro Lima (torcedora destaque)
– Assis Antônio Porto Bueno (ex-presidente)
– Alfredo Vidart (ex-presidente)
– Valdir Rodrigues Vianna (ex-presidente)
– Paulo Roberto Pereira Brum (ex-presidente)
José Floriano Porto (jogador mais velho)
– Manuel Afonso Moraes da Cunha (torcedor destaque)
– Marcos Antônio Marimon (família fundadora)
– Armazém Farroupilha (apoiador)
– Mercado Santa Sara (apoiador)
– Alaor Vieira (ex-presidente)
– Bolicho Mercearia Fruteira (apoiador)
– Time Feminino Santa Rosa
– Grêmio Esportivo Santa Rosa
– Associação Esportiva João Emílio
– Guarany (feminino)
– Seleção masculina Candiota
– Associação de Moradores de Seival – Amors (apoiador)
– Diretoria do Santa Rosa
– Danglar Pereira Azambuja (ex-presidente)
– Luiz Carlos Folador (prefeito de Candiota)
– Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude
– Mercado Brum (apoiador)
– Flávio Beck (apoiador)
– Airton Duarte (apoiador)
Associação Esportiva Vila Airton
Cristiano Nunes Rosa (família fundadora)
– José Claudio Cunha Lemos (jogador ativo)
– Gregório Ferreira – in memorian (ex-presidente)
– Udo Buck – in memorian (ex-presidente)

Jair Coutinho (C), ex-presidente e treinador do Santa Rosa foi um dos homenageados Foto: Divulgação TP

 

Eva Lima (E), foi homenageada como torcedora destaque Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook