MERCADO DE TRABALHO

Jovens de Candiota têm experiência única sobre empreendedorismo digital

A programação do curso ministrado pela SSM encerra no próximo dia 15

Curso foi ministrado quase que em sua totalidade na escola de Seival Foto: Divulgação TP

Ao longo de um processo de seleção de jovens para o Projeto Menor Aprendiz, a direção da Seival Sul Mineração (SSM) – empresa que fornece carvão mineral que abastece a UTE Pampa Sul, identificou que existia uma carência comum entre eles: falta de familiaridade com as ferramentas de informáticas utilizadas amplamente no mundo corporativo (Word, Excel e Powerpoint).

Também, foi possível observar que eles não possuíam curso de Informática ou afins, que nos dias atuais são um dos requisitos mais importante numa seleção profissional. Identificado essa necessidade, a SSM, em conjunto com o Projeto Unidos pelo Seival, Escola do Seival, Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura e em parceria com a Associação dos Moradores de Seival (AMORS) nasceu a ideia de um curso de Excel direcionado para os jovens da comunidade que buscam se preparar para o mercado de trabalho.

CURSO – A partir desta ideia inicial, o projeto tomou um corpo muito maior nas mãos dos voluntários que abraçaram o programa, o gerente de Controle da SSM, Nelson Kadel Junior e o gerente de Operações, Adolfo Carvalho, que repaginaram a ideia em um Curso de Empreendedorismo Digital, onde os alunos teriam a oportunidade de aprender na prática um pouco da rotina organizacional do mundo das empresas.

Ao todo, o curso abordou a informática básica (como é constituído um computador, redes de comunicações e armazenamento de dados), como elaborar documentos no Word, criar planilhas de Excel, fazer apresentações em PowerPoint, trabalhar com planejamento organizacional, elaboração e apresentação de currículo, entrevistas de emprego, recrutamento e seleção, trabalho em equipe, cálculo de custos de produtos e serviços, marketing, entre outras atividades que envolvem a vida organizacional.

O curso teve início no dia 4 de outubro deste ano e contou com a participação de 20 alunos, divididos entre duas turmas de 10 alunos cada. O perfil dos alunos foi bem diversificado, entre meninos e meninas de 13 a 24 anos, estudantes desde o ensino fundamental até curso de graduação.

As aulas aconteceram de segunda à quinta-feira, no laboratório de Informática da Escola Estadual do Seival, que foi também é fruto de um projeto da SSM e suas empresas parceiras instalado na escola no ano passado. Todos os facilitadores foram colaboradores do time interno da SSM e trabalharam voluntariamente, cada um compartilhando um pouco da experiencia de suas áreas. Além disso, o curso teve o apoio de duas palestras com profissionais renomados no mercado gaúcho.

EMPRESAS FICTÍCIAS – No projeto, que está na sua fase final, os alunos montaram duas organizações fictícias, que deram origem a dois produtos surpreendentes em produção. Todo o lucro arrecadado a partir deles serão revertidos em apoio a comunidade do Seival.

Uma turma é responsável pela Doce Pedaço, produção de brownie caseiro. Só o nome já diz tudo, pois traz as delicias do chocolate, feito com muito amor e dedicação. Eles contaram com as dicas de um mestre confeiteiro, de experiência internacional. A outra, chamada Tempo de Natal, se lançou em uma ideia ainda mais audaciosa, que é a produção de um vídeo, curta-metragem, que resgatará histórias e sonhos de Natal de moradores da comunidade. Esse vídeo será reproduzido, também, em uma cabine que é um show a parte.

APRESENTAÇÃO – Ambas as iniciativas serão apresentadas em um evento para convidados no próximo dia 15 de dezembro, na sede do PTG Combate do Seival, quando os alunos poderão falar dos detalhes sobre as empresas, seus produtos e como foi a experiência ao longo desses três meses de projeto.

Comentários do Facebook