PINHEIRO MACHADO

Lançamento oficial da 40ª Feovelha ocorreu na Expointer

Feira pinheirense está marcada para ocorrer de 25 a 28 de janeiro de 2024

Na foto, a comitiva pinheirense que participou da cerimônia de lançamento na Expointer Foto: Divulgação TP

Quatro décadas. Essa é a marca que alcançará, em janeiro de 2024, a Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) – uma das feiras de ovinos mais tradicionais do Rio Grande do Sul e do Brasil. Nesta quarta-feira (30), o Sindicato Rural de Pinheiro Machado, que promove o evento anualmente de forma ininterrupta, participou da primeira agenda relacionada à edição alusiva aos 40 anos: a cerimônia oficial de lançamento das feiras do Estado. O ato ocorreu no auditório da Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer, em Esteio.

De acordo com o presidente da entidade, Heber Farias, estar à frente de um evento com o nome da Feovelha e com o tamanho que tem é sempre um desafio. “Esse vai ser o terceiro ano da nossa diretoria promovendo a Feovelha e o desafio é constante. 2022 porque foi a nossa primeira vez, 2023 diante de uma pandemia e 2024 porque estamos cientes de que se trata de uma edição comemorativa, afinal, 40 anos é um marco importante”, destacou.

Sobre as expectativas para a 40ª edição da feira pinheirense, Farias disse que a Expointer sempre dá uma boa perspectiva do que será a Feovelha. “Essa Expointer foi marcada pelo aumento significativo no número de ovinos inscritos e também nas negociações, isso nos deixa otimistas. Além do mais, independente do cenário que a ovinocultura atravesse, a liquidez é uma característica nossa, a Feovelha é sempre uma ótima oportunidade de fazer bons negócios, sem falar na qualidade genética que sempre oferecemos”, disse.

 

LANÇAMENTO

 

Durante a cerimônia oficial de lançamento, Maria Luiza Farias, coordenadora do evento, discursou em nome da organização. “Falar de Feovelha é falar de uma história construída por muitas mãos, porque são 40 anos de um evento importante e que já atravessou todos os ciclos da ovinocultura. Temos a melhor genética em ovinos e o Parque Charrua sempre foi palco para o lançamento das políticas públicas ligadas ao setor. Destaco ainda as potencialidades da nossa região, como o azeite e a carne de ovelha, e a importância da ovinocultura até mesmo como segurança alimentar para as propriedades, a sustentabilidade e o sequestro de carbono”, pontuou.

Na sequência, um vídeo produzido especialmente para os 40 anos de Feovelha foi apresentado em primeira mão ao público presente.

Além do presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e demais autoridades ligadas ao setor, também acompanharam o ato, representando o prefeito Ronaldo Madruga, o titular da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, Térbio Gallo, o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Garcia, as soberanas da 39ª Feovelha, Adriele Fagundes e Nalanda Peres, além de integrantes da diretoria do Sindicato Rural.

PROGRAMAÇÃO

 

A Feovelha faz parte do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul e está marcada para ocorrer entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2024, no Parque Charrua, em Pinheiro Machado. Além dos julgamentos e remates, a programação contará com feira e concurso de artesanato em lã, concurso municipal de borregas, oficinas, palestras e reuniões ligadas ao setor. A novidade da próxima edição é o retorno da programação no domingo, que deverá ser destinado às atividades culturais. O acesso ao evento é gratuito para o público em geral.

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

Além da busca por patrocinadores, ajustes na programação e manutenção do Parque Charrua, em breve o Sindicato Rural promoverá a escolha das soberanas para que possam dar continuidade às ações de divulgação do evento. A venda de estandes também deve iniciar em seguida. Todas as informações estarão disponíveis nas redes sociais oficiais da Feovelha (Facebook e Instagram) ou pelo telefone/WhatsApp (53) 3248 1600.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook