Larvas do mosquito aedes aegypti são encontradas em Pinheiro Machado

Na última semana, foram encontradas larvas do mosquito aedes aegypti no centro de Pinheiro Machado. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Marina Scheer dos Santos, mesmo com as baixas temperaturas registradas recentemente, elas permaneceram vivas, o que segundo ela, demonstra a capacidade de adaptação e resistência desses insetos. A larva foi capturada na última terça-feira (13) por um agente de combate às endemias durante suas atividades de rotina. O mosquito é o responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre-amarela.

“Diante dessa situação, uma equipe de agentes comunitários de saúde está intensificando as visitas domiciliares para inspecionar as residências e os pátios em um raio de 150 metros do local onde a larva foi encontrada. O objetivo é identificar possíveis criadouros de mosquitos e tomar medidas preventivas para eliminá-los”, destaca a coordenadora, enfatizando a importância da participação ativa da população nesse processo.

“É fundamental que os moradores revisem seus pátios, verifiquem qualquer recipiente que possa acumular água parada e descartar os possíveis criadouros de larvas, como pneus velhos, vasos de plantas, recipientes plásticos, entre outros. A eliminação desses criadouros é uma ação eficaz para interromper o ciclo de reprodução do aedes aegypti”, aponta.

Comentários do Facebook