JOVENS NO PODER

Legislativo candiotense empossa os vereadores e vereadoras mirins e seus suplentes

Votação nas escolas foi realizada no mês de novembro

Vereadores e vereadoras mirins ocuparam os espaços dos vereadores candiotenses Foto: Maria Leonora/Especial TP

No último dia 4, após passarem por eleição em cada escola e serem escolhidos pelos colegas, finalmente os vereadores e vereadoras mirins tomaram posse no Legislativo candiotense. Escolas estaduais e municipais participaram do projeto, que escolheu o total de 19 crianças, sendo titulares e suplentes para levarem as demandas de cada escola e da sua comunidade.

Durante a sessão, a mesa diretora foi composta pelo presidente mirim empossado, o aluno Lucas Gabriel dos Santos da Escola 8 de Agosto, que conduziu os trabalhos por ser o candidato mais velho entre os demais. A tarefa de primeira secretária ficou a cargo da aluna Emanuella Tattiane Batista, da Escola 20 de Agosto. Além da dupla, o vice-prefeito de Candiota, Paulinho Brum e o secretário de Educação Michel Feijó, também fizeram parte da mesa juntamente com os alunos e a vereadora e responsável pelo projeto, Luana Vais (PT).

 

REIVINDICAÇÕES DOS ALUNOS

 

Após os escolhidos realizarem o juramento na tribuna da Câmara, os vereadores e as vereadoras mirins titulares tomaram posse dos seus assentos e fizeram suas reivindicações e ideias de projeto para as escolas e também para a comunidade.

O primeiro a fazer seu discurso foi Lucas Gabriel, que solicitou ao prefeito a colocação de placas de identificação nos assentamentos do interior do município. Além disso, ele também  pediu o fechamento do entorno da quadra da escola, para melhorar a segurança dos alunos. “Que tenha mais dias de atendimento médico no Posto de Saúde, pois tem poucos dias de atendimento e quando tem, são poucas fichas e as pessoas ficam sem serem atendidas”, informou.

Logo em seguida, a sua colega Emanuella fez os pedidos em nome dos assentamentos Madrugada, 20 de Agosto e Pátria Livre. Em sua fala, a candidata eleita solicitou a revitalização das estradas internas do interior do município e pediu a colocação de saibro ou chumbinho nas entradas de alguns resfriadores e mangueiras, pois segundo ela, ali é o trabalho de muitas pessoas e em dias de chuva tem muito barro. “Solicitamos também a construção da ponte sobre o rio Jaguarão que está interditada, pois é por ela o acesso mais rápido ao hospital da Colônia Nova e é por ali que grande parte da nossa produção passa. Enquanto a ponte do rio Jaguarão não sai, precisamos de manutenção na estrada do Salso, que se encontra sem condições de trafegabilidade”, falou, ressaltando o trabalho realizado pela grupo Equatorial. “. Quero deixar também registrado a nossa indignação quanto aos péssimos serviços prestados pela CEEE Equatorial, estamos ficando dias sem luz e perdendo alimentos”.

Já a aluna Isadora Gonçalves, da Escola Santa Fé, começou agradecendo o Poder Executivo, pois de acordo com o seu discurso, no próximo ano eles irão ganhar uma escola nova localizada na comunidade  8 de Agosto, com mais salas para aula e com uma boa cozinha para a tia da merenda preparar lanches com muito amor e carinho. “As estradas estão muito ruins nos assentamentos e se o ônibus não conseguir passar no lugar onde os alunos moram, eles não vão conseguir ir à aula”, disse ela, pedindo também a abertura de turmas para o 4º e o 5º ano, para que ela e os colegas possam permanecer na mesma escola.

O vereador mirim Aluísio Feijó, da Escola Neli Betemps, solicitou a construção de uma passarela no trevo de acesso ao município, além de redutores de velocidade. “Também solicito o fechamento da quadra da nossa escola para poder reunir a comunidade nas atividades, Brigada Mirim e quadra em todos os bairros para desenvolver esportes”, concluiu.

 

AUTORIDADES

 

Vereadora Luana Vais, junto ao vice-prefeito Paulinho e secretário Michel, auxiliou as crianças Foto: Maria Leonora/Especial TP

A vereadora Luana Vais, agradeceu a presença e a participação de todos, dizendo estar feliz pela realização do projeto, que segundo ela, não saiu como o planejado, mas foi realizado com sucesso. “A ideia é fazer um debate muito mais amplo nas escolas, para explicar o real trabalho do vereador”, reforçou ela, dando destaque para a eleição realizada na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro), que em dois dias conseguiu fazer uma eleição com proposta, debate, santinho e apresentação. “A nossa expectativa é que esse projeto seja inovador para Candiota, e que a gente consiga debater a política como deve ser”, concluiu.

O secretário Michel, brincou em sua fala dizendo que os vereadores precisam ter cuidado nas próximas eleições, pois os novos empossados possuem potencial e desenvoltura. “Essas crianças são a nossa base e vão ser o nosso futuro ali na frente, e as professoras foram fundamentais para a realização desse projeto”,  pontuou Michel, parabenizando Luana pela iniciativa.

Na sequência, Paulinho Brum falou sobre a importância do projeto nas escolas e sobre o trabalho que é desenvolvido pelo poder legislativo. “Me recordo que quando o município de Candiota foi emancipado, eu tinha mais ou menos a idade de vocês e gostava muito e ainda gosto da política, e depois de adulto tive a oportunidade de fazer parte de um partido político”, relembrou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook