ESPECIAL SKATE

Lelinho Lopes fala de suas lutas e experiências no mundo do skate

Lelinho ao lado de Fadinha em campeonato de skate Foto: Divulgação TP

Em alguns municípios de cobertura impressa do Tribuna do Pampa o esporte também é motivo de luta pelos apaixonados pela modalidade. Bastante conhecido na região pela prática do skate e pela vida política, o atual vereador de Bagé, Lélio Lopes, mais conhecido como Lelinho, é um grande incentivador e lutador pela valorização do skate em Bagé e região desde 2012, quando se tornou o primeiro skatista eleito vereador no Brasil.

Lelinho é um incentivador regional e contou um pouco de sua história ao jornal. Ele lembra ter começado a praticar skate em 2001 após passar por várias modalidades esportivas. “Foi amor a primeira vista, deixei de lado até o futebol que tanto amava para começar a andar de skate. Novas amizades, desafios, buscando evoluir diariamente e comemorando cada manobra nova que aprendia. O skate proporciona uma sensação de liberdade, além da união e respeito de quem faz a prática”, relata Lelinho, contando também, que por ter levado o esporte a sério evoluiu rapidamente e se destacou em competições regionais.

Ele também lembrou que quando o esporte vivia um grande momento em Bagé, a única pista para a prática existente na cidade, uma particular, foi fechada. Lelinho contou sobre o surgimento de uma associação e de um movimento relacionado ao skate. “Chamava-se Skate City, uma galera que andava parou, outros continuarão andando na praça de Esportes, assim como eu, não esperei muito e comecei a criar uns obstáculos de skate para montar uma pista móvel. Na época também recebemos de doação da Ciclo Regert, algumas rampas que eles tinham quando ainda trabalhavam com skate. De lá pra cá comecei a organizar eventos, montei uma associação de skate e começamos um movimento Prol Pista Pública de Skate de Bagé, liderado por mim, com ajuda de alguns amigos, pais de skatistas e lojistas. A obra foi iniciada em março de 2007 e inaugurada em novembro de 2009”, relatou.

Lelinho com Bob Burnquist Foto: Divulgação TP

O vereador e esportista também relembrou o surgimento de lojas com produtos de skate e a criação do Circuito Bageense de Skate, além de ser município sede de campeonatos como o Bagé Skate Contest, um dos maiores campeonatos de skate amador do Brasil, com premiação em dinheiro. “Na época, em 2012, me tornei o primeiro skatista eleito vereador no Brasil, onde continuei a incentivar a nova geração”, destacou Lelinho, ressaltando também o incentivo e fortalecimento do esporte em Candiota, por meio da Prefeitura Municipal e a construção de uma pista pública com total apoio público, assim como na cidade do Cassino.

OLIMPÍADAS – O TP conversou com Lelinho sobre a conquista da Fadinha, que garantiu a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio. A menina foi acompanhada virtualmente pelo skatista que guarda com carinho uma foto com ela de quando a menina foi campeã brasileira de skate pela primeira vez. Conforme Lelinho, o skate estreou da melhor forma possível nas Olimpíadas, pois foram anos de luta para que virasse esporte olímpico. “As Olimpíadas mostraram que muita gente não conhecia sobre o skate. Competição sadia, os adversários apoiam e torcem uns pelos outros. Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros mostraram a força do skate brasileiro”, afirmou.

Por outro lado, Lelinho disse que o skate sempre foi pouco valorizado. “Infelizmente o skate é pouco valorizado e marginalizado por governantes. Muitas pessoas julgam o skate e o skatista sem conhecê-lo. Alguns países nos últimos anos começaram a investir no skate, fazendo pistas de qualidade, patrocinando competições e atletas. Acredito que o resultado positivo do skate nas Olimpíadas vai sensibilizar os governantes para que valorizem e apostem mais no skate”.

Comentários do Facebook