SANEAMENTO BÁSICO

Licitação para obras de esgoto na João Emílio e Areal está em fase de homologação em Candiota

Um novo vídeo circulou nas redes sociais na últi­ma semana sobre um problema de vazamento de esgoto na rua Sebastião Florêncio, no bairro João Emílio, em Candiota. No vídeo, o morador cobra soluções, inclusive porque o vazamento atinge o arroio Candiota, que fica logo abaixo.

Em conversa com o secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Artemio Parcianello, este disse estar bem a par do problema. Ele lembrou que o primeiro processo licitatório para fazer a obra deu deserto (ou seja, nenhuma empresa se habilitou para participar do certame) e que um novo já foi feito com escolha da empresa. Em reportagem anterior, Artemio explicou que o sis­tema nesta rua foi totalmente afetado (danificado) e é nela que acontece toda a recepção do esgoto que o bairro produz para ser encaminhada a lagoa de estabilização, que fica ali próxima.

Conforme o secretário, esta semana, o pro­cesso licitatório está em fase de homologação, sendo que uma empresa participante, que não a vencedora, entrou com um recurso, precisando se aguardar os prazos e o julgamento deste pedido. Artemio destaca que neste mesmo processo foi licitada toda a obra de esgotamento sanitário do bairro Areal, na sede do município – antiga reivin­dicação daquela comunidade.

Como também já havia dito em matéria an­terior aqui no TP, o gestor esclareceu que não é possível fazer paliativos no vazamento do esgoto na João Emílio e sim somente a troca de toda a tubulação da rua é que resolverá em definitivo. A expectativa é que a obra inicie nos primeiros dias de janeiro de 2020.

Comentários do Facebook