DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Luana Camacho Vais (PT) – Candiota

Luana Vais Foto: Divulgação TP

Filha de agricultores, técnica em agropecuária, graduada em Pedagogia. A vereadora Luana Camacho Vais já trabalhou na Emater, Bionatur e coordenou o programa Gestão Participativa.

Questionada sobre a participação da mulher na política, Luana disse acreditar que muitos avanços já ocorreram. “Chegamos a ocupar a presidência da República com Dilma Rousseff, mas ainda temos muito o que avançar nos espaços políticos, as mulheres não podem entrar só pra preencher cotas”, destacou.

Em seu mandato ela afirmou que a luta pelos direitos e espaços das mulheres sempre será sua bandeira. “No ano passado articulei para que o município fizesse adesão da Máscara Roxa – projeto do deputado estadual Edegar Preto – para diminuir a violência contra a mulher. Ainda temos muito o que colocar em prática das nossas bandeiras, como lutar por mais espaços no mercado de trabalho, pois há muita dificuldade para as mulheres se colocarem; também queremos lutar por programas de formação e capacitação para geração de renda para as mulheres visto termos um número muito grande de mulheres que lutam contra depressão, muitas vezes por não ter sua própria renda. Sempre que se tratar da pauta das mulheres nós seremos parceiros”, falou Luana se comprometendo com a causa feminina.

Ao ser solicitada a deixar uma mensagem as mulheres pelo seu dia, principalmente após um ano de pandemia, a vereadora falou da importância da valorização da mulher. “Neste ano aumentou bastante a violência contra a mulher, pelo fato de o casal estar mais tempo em casa; também as mulheres se desafi aram a ser um pouco professora pelo fato de ter que ajudar os fi lhos nas aulas remotas, outras tantas se descobrindo como empreendedoras para complementar a renda da família que foi afetada também pela pandemia, por isso a mensagem que deixamos para as mulheres é que nós somos muito melhores do que pensamos”, manifestou.

Luana completou: “Temos capacidades que desconhecemos, somos imbatíveis, precisamos lutar umas pelas outras, nos apoiar sempre. Temos muito ainda o que lutar para avançar na conquista dos nossos direitos e espaços, vamos em frente, pois se estivermos unidas seremos muito mais fortes. Desejo que a sociedade como um todo entenda o valor que tem a mulher, como mãe, criadora e amiga, desta forma respeitando igualmente estas guerreiras”, desejou.

Comentários do Facebook