ELEIÇÕES 2022

Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Petista venceu segundo turno com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% de Bolsonaro

Após o resultado das urnas, Lula e Alckmin comemoraram junto a lideranças e população Foto: Divulgação/TP

O pernambucano, ex-sindicalista e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, foi eleito neste domingo (30), o 39º presidente da República Federativa do Brasil. Ele é o primeiro na história a ser escolhido para o cargo três vezes pelo voto direto. O petista já havia sido eleito presidente duas vezes, em 2002 e 2006, sempre no 2º turno. Ele tem como vice, Geraldo Alckmin (PSB).

Com 100% das urnas apuradas, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontava o petista como o novo presidente eleito com 50,90% dos votos (60.345.999 milhões de votos). O principal adversário do petista, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), 67 anos, tinha 49,10% (58.206.354 milhões de votos).

Em relação ao primeiro turno, a diferença entre os dois candidatos caiu de 6.187.159 milhões de votos de vantagem do Lula sobre Bolsonaro, para 2.139.645 votos, tornando a vitória mais apertada do que o esperado pelos petistas. Lula venceu em 13 unidades da Federação (no 1º turno, havia sido 14), e Bolsonaro, em outras 13 e também no DF.

Em seu primeiro discurso após a vitória nas eleições presidenciais, Lula destacou a necessidade de unificação nacional e enfatizou sobre o combate à fome como seu principal compromisso. “O Brasil é a minha causa e combater a miséria é a causa pela qual vou viver até o fim da minha vida”, declarou.

O discurso aconteceu em São Paulo em um hotel no bairro Jardins ao lado de correligionários, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o candidato derrotado para o governo paulista Fernando Haddad, o seu vice Geraldo Alckmin e Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições.

Já o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, capitão reformado do Exército, ainda não se manifestou sobre a sua derrota. Ele é o primeiro presidente que fracassa ao tentar ser reeleito. Fernando Henrique Cardoso (1998), Lula (2006) e Dilma Rousseff (2014) foram às urnas e conseguiram um 2º mandato.

 

 * Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

 

Comentários do Facebook