DIA DAS MÃES

Mães são homenageadas pelo Cras e PIM/ Criança Feliz de forma virtual em Hulha Negra

Secretária Maninha fez a abertura do vídeo Foto: Reprodução TP

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Integrando a família, de Hulha Negra, vinculado à Secretaria de Assistência Social do município, não deixou de prestar homenagem as Mães pelo seu dia. Em razão da pandemia foi feito um vídeo e postado nas redes sociais durante a semana, reunindo a secretária Elisete Brasil, a Maninha, com toda equipe da Secretaria, Cras e programa PIM/Criança Feliz, gravado de forma individual, para passar uma mensagem a todas as mães.
Conforme destacou a secretária Maninha na abertura do vídeo, a pandemia causada pela Covid-19 mudou a forma de comemoração em mais um ano. “O nosso oi é de uma forma especial para você mamãe, pois neste domingo, dia 9, estaremos comemorando o Dia das Mães, um dia especial em homenagem a nós mulheres que somos mães. Nós aqui do Cras, sempre realizamos atividades de forma presencial, mas este ano, por motivo da pandemia, vamos fazer uma homenagem diferente. Vocês vão receber todo nosso amor, nosso carinho, na casa de vocês, de forma virtual”, disse a secretária.
O vídeo teve continuidade com uma mensagem gravada pela equipe, confira:

Mãe…
Mãe, neste dia especial eu tenho muito a te dizer, muito a te agradecer
Mãe, tu és a minha inspiração e em ti mãe, encontro o meu refúgio
Mãe, meu anjo sem asas
Mãe, meu sustento
Mãe que trabalha e vence todas as batalhas
Mãe que me da o suporte
Mãe que me mostra o norte
Mãe, entre nós não há distâncias
Mãe, em teu ventre eu habitei e teu abraço é meu porto seguro
Minha mãe, que bom que estás aqui, penso nas que ao céu já retornaram e quantas saudades deixaram
Mãe, de vem tanta persistência? Eu sei, desta tua nobre essência
No silêncio do teu olhar encontro minhas respostas
Mãe, impossível te descrever
Mãe queria ter a eternidade para te dar
Mãe me traz paz
Mãe que sempre me dá uma lição
Mãe, pra sempre vou te amar!
(Por Fátima Fabiana)

Uma homenagem especial para as mães do programa

Durante a semana das Mães, uma homenagem especial foi feita diretamente pela equipe do PIM/Criança Feliz de Hulha Negra as mães integrantes do programa. Em torno de 100 mães receberam homenagens ao longo da semana através de fotos postadas com os filhos na página do programa do Facebook e via mensagem de WhastApp.
“Nossa equipe resolveu homenagear aquelas que nos dão a vida e durante os 365 dias do ano estão ao nosso lado. Elas, que se dedicam a dar aos filhos amor, carinho e proteção. Postamos fotos do momento delas recebendo o afeto de seus filhos. Também preparamos um ‘mimo’ para ser entregue com todos os cuidados, cumprindo os protocolos para o período de pandemia”, explicou a equipe ao TP. Em razão da homenagem, o jornal, por meio virtual, conversou com duas mães do programa para falarem sobre a data.

Priscila Escobar Chagas e o filho Emanuel

Priscila Escobar Chagas e o filho Emanuel Foto: Divulgação TP

“Mãe é flor e com ela tudo floresce”. Esta frase integrou a homenagem do PIM/Criança Feliz a mãe do pequeno Emanuel Chagas Pereira, de 1 ano e 11 meses. Participante do programa há 1 ao e oito meses, Priscila que contou ao TP ser mãe de primeira viagem, disse que as mães merecem que todos os dias seus filhos as elogiem e amem. “As mães são seres preciosos que nos dão a vida, nos protegem e nos cuidam. Para elas uma homenagem é pouco, pois merecem que todos os dias seus filhos as elogiem e amem. Feliz Dia das Mães para todas as mães que diariamente se sacrificam pelos seus filhos, que amam com todo seu coração e alma. Todas contribuem para melhorar nosso mundo, e pelo mundo espalham ensinamentos de amor e altruísmo”, afirmou.
Sobre ser mãe, Priscila falou sobre sua história e a alegria da maternidade. “Eu queria ser mãe, mas quando as pessoas me perguntavam quando eu iria ser mãe eu não gostava e acabava falando que não queria ter filho. Isso porque eu queria me preparar, porque sei o quando muda a vida de uma mãe. Eu trabalhava com meu esposo, hoje não trabalho mais para aproveitar mais o meu filho no seu desenvolvimento do dia a dia. Minha vida mudou completamente, tudo hoje é ele em primeiro lugar para depois eu. Muitas vezes deixo de fazer minhas coisas para dar atenção a ele e não me arrependo em nenhum instante, filhos são uma bênção de Deus”, conta Priscila, acrescentando que “ser mãe significa mudar a sua vida, seu tempo, seu pensamento, dar todo o seu coração, seu amor para levar seus filhos adiante e ensiná-los a viver. Significa ter uma razão de ser para o resto da vida, querer aproveitar e viver ao máximo cada momento”.

Katia dos Santos Jek e as filhas Sarah e Camila

Katia dos Santos Jek e as filhas Sarah e Camila Foto: Divulgação TP

“O que eu sinto por dentro é tão grande não da pra explicar…”. A homenagem do programa a artesã e dona de casa Katia Jek, de 34 anos, teve início com esta frase. O jornal também conversou com a mãe da Camila, de 8 anos, e da Sarah, de apenas 2. Ela que participa do programa há quase três anos, desde o nascimento da última filha, disse ser uma “honra receber uma homenagem de um programa tão bom e de pessoas especiais como o PIM/Criança Feliz”.
Sobre ser mãe, ela disse ser abençoada por Deus, pois após duas gestações de risco que ocasionaram a perda das crianças, conseguiu a dádiva da maternidade. “Sempre quis ser mãe. No começo foi difícil pra mim, pois tive duas gestações de risco e perdi os bebês, quando consegui foi a maior alegria. Também foi difícil, mas graças a Deus tudo deu certo. Quando descobri que estava grávida novamente foi um susto, mas depois só alegria e graças a Deus tenho duas meninas lindas e cheias de saúde. Ser mãe pra mim é um sonho realizado”, contou a reportagem do TP.

Comentários do Facebook