SAÚDE ANIMAL

Mais de 15 castrações foram feitas de forma gratuita pelo projeto Felinos do Pampa em Candiota

Marina informou que as castrações acontecem desde 2022 Foto: Divulgação TP

O projeto Felinos do Pampa, instalado na comunidade de Seival, em Candiota, realizou neste ano de 2023 mais uma parceria com o médico veterinário, Marcelo Duarte, realizando mais de 15 castrações gratuitas e com a inclusão de transporte dos animais, principalmente para as residências rurais de Seival e seus arredores.

Segundo a coordenadora do projeto, Marina Favarini, o grupo trabalha com os felinos silvestres que a região abriga, mas também cuidam dos animais domésticos, pois, de acordo com Marina, eles também têm acesso aos campos nativos e florestas, podendo transmitir doenças aos animais silvestres, assim como os cães de rua podem atacar os gatos que vivem no mato.

“A nossa intenção é diminuir esse número de animais soltos na rua, e com isso nós também temos esse olhar e essa preocupação com os animais domésticos”, explicou. Em sua fala, Marina também informou que o projeto faz parte do “Geoffroy’s cat working group”, que é uma associação de pesquisadores que trabalham com o gato do mato grande, e através deste grupo adquiriram uma verba para ser destinada para a castração de animais domésticos. “Então nós fechamos essa parceria com o Marcelo, e ele castrou cães e gatos sendo fêmeas e machos, mas a nossa prioridade foram as fêmeas, mas é claro que os machos também são importantes para castrar”, disse ela, ressaltando que o foco foi para o Seival, pois é o local em que o sítio de pesquisas do projeto está localizado.

Além disso, Marina citou a parceria que o veterinário tem com a Prefeitura de Candiota, explicando que muitas vezes o grupo intermediou o valor do transporte que é um dos maiores problemas que os moradores encontram. “Nós temos essa parceria de transporte, para quem castra através da prefeitura, e também de nós mesmos pagarmos a castração e a locomoção do animal”, disse ela, reforçando a importância de retirar os animais da rua, falando sobre os riscos e doenças que eles podem levar aos animais silvestres.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook