APICULTURA

Mais de 20 apicultores participaram do 2º concurso regional de qualidade do mel em Pinheiro Machado

Amostras de mel foram avaliadas pela cor

Amostras de mel foram avaliadas pela cor Foto: Divulgação TP

No último sábado (12), ocorreu em Pinheiro Machado o 2º Concurso Municipal de Qualidade do Mel, organizado por uma comissão constituída pela Emater/Ascar, Associação Pinheirense de Apicultores (APA) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O evento aconteceu em sua 2ª edição e teve por objetivos difundir as qualidades do mel com base nas análises sensoriais, apoiar o associativismo como meio de união, progresso e desenvolvimento dos apicultores e da apicultura, divulgar as propriedades do mel, com vistas ao aumento do seu consumo, oportunizar aos apicultores a apresentação da qualidade do seu produto, despertar na população a consciência pela preservação das florestas e demais recursos naturais, popularizar os produtos provenientes da abelha melífera e estimular a apicultura racional e científica;
Na oportunidade, os produtos foram avaliados duas categorias: mel claro e mel escuro. De acordo com a Emater, a avaliação da qualidade do mel se dá por aspectos sensoriais, e são julgados quanto à cor, aroma e sabor.

O concurso contou com 11 amostras de mel claro e 13 amostras mel escuro, em um total de 21 apicultores, sendo que cada apicultor pode apresentar uma amostra por categoria.

VENCEDORES – Os méis são classificados em 1º e 2º lugar. Categoria Mel Claro: 1º lugar – Julio Fernandes Moreira e 2º – Vanderly Tornatto; Categoria Mel Escuro: 1º lugar – Carmem Lúcia Fagundes e 2º lugar – Marga Emilia R. PinhO, que participarão da etapa regional que está na sua 3ª edição e ocorrerá no dia 22 de maio no município de Jaguarão, concorrendo com outros 15 municípios da região que trabalham com apicultura.

Comentários do Facebook