DESENVOLVIMENTO

Mais de 500 pessoas já preencheram o cadastro da audiência pública da UTE Nova Seival

A região vive uma grande expectativa para logo mais, às 18h, participar da audiência pública virtual (em função da pandemia) da UTE Nova Seival. Com o evento, o projeto busca a obtenção junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) da licença ambiental prévia (LP), o que o credencia em participar dos leilões de energia e consequentemente, em vencendo o certame, tirar do papel o empreendimento bilionário.

Há uma grande mobilização regional há mais de um mês em torno da audiência. Lideranças políticas e comunitárias de Candiota, Hulha Negra, Bagé, Aceguá, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini se articularam para que haja uma grande participação das pessoas do evento, que será transmitido desde de Porto Alegre. Segundo a organização, até a manhã desta quinta-feira (20) – cerca de sete horas antes da audiência, já havia mais de 500 cadastros preenchidos. “Estamos com ótima expectativa. É muito importante o engajamento da população para que o processo seja o mais democrático possível”, destacou o diretor-técnico da Energias da Campanha – empresa proprietária do projeto da UTE Nova Seival.

LISTA DE PRESENÇA – É importante as pessoas ficarem atentas que o cadastro prévio não é garantia de participação efetiva na audiência pública. Quem fez o cadastro receberá por e-mail um lembrete sobre a audiência.

Segundo explicam os organizadores, será preciso preencher a lista de presença, que estará disponível no site novaseival.com.br a partir das 17h30. Preenchida a lista, que é obrigatória, a pessoa será redirecionada para a página da transmissão da audiência, onde é possível interagir, inclusive fazendo perguntas ao vivo.

A lista de presença exige o preenchimento do nome completo, o número de um documento (CPF, Identidade, CNH, Passaporte ou Carteira de Conselho Profissional, etc), e-mail, endereço, cidade e se a pessoa representa alguma instituição e qual função exerce nela.

EM CANDIOTA – O prefeito Luiz Carlos Folador participará da audiência direto de Porto Alegre. As demais autoridades da região (Candiota, Hulha Negra, Bagé, Aceguá, Pedras Altas e Herval) se mobilizaram para assistirem juntas o evento, por meio de um telão instalado no plenário da Câmara de Candiota. Serão cerca de 40 pessoas assistindo, sendo que todas elas, respeitando distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, serão devidamente testadas para Covid-19 antes de adentrar ao plenário.

PROJETO – Com capacidade de duas máquinas de 363MW cada, totalizando 726MW de potência instalada, a Nova Seival tem a pretensão de ser uma gigante térmica erguida em Candiota, tendo por local uma área já minerada pelo Seival Sul Mineração (SSM), próxima à BR-293. O investimento é de mais de R$ 7 bilhões e mão de obra prevista para construção chegará ao máximo de 2,5 mil trabalhadores, com uma média de 1.400 funcionários por dia.
Com tecnologia supercrítica em leito fluidizado – única no Brasil, ela possui eficiência de 40%, o que na prática reduz em 15% a mais as emissões de CO2 (dióxido de carbono) do que as usinas já em operação no país, que possuem eficiência de 35%. A cada 1% de eficiência se reduz 3% de emissões.
O reservatório de água será construído logo abaixo do atual da UTE Pampa Sul, no leito do rio Jaguarão, próximo ao Passo do Neto.

Comentários do Facebook