VACINAÇÃO

Mais de 70 mil pessoas devem ser imunizadas contra a influenza na região

Dados são uma estimativa da Secretaria Estadual de Saúde de acordo com os grupos prioritários.

Em Candiota, vacinação já começou a ser realizada Foto: Sabrina Monteiro/Assessoria

Começou, na última semana, a distribuição, por parte do governo do Estado e Secretaria de Saúde, a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a gripe (influenza), com 356 mil doses para o Rio Grande do Sul.

Para as 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúdem, que abrangem os municípios de cobertura impressa do Tribuna do Pampa – Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, além dos demais que compõem as coordenadorias, no primeiro lote são 34.300 mil doses, sendo 6.220 doses para os da 7ª CRS e 28.080 para os da 3ª CRS.

Ao todo, o público-alvo da estratégia no Rio Grande do Sul é composto por mais de 5,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde por serem de maior risco de agravamento ou de maior exposição.

Segundo a Secretaria, a estimativa entre os cinco municípios pesquisados do jornal, são que 72.943 mil pessoas sejam vacinadas, sendo 59.525 mil em Bagé, 4.241 em Candiota, 2.800 em Hulha Negra, 1.072 em Pedras Altas e 5.305 em Pinheiro Machado.
BAGÉ
O governo, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informou que na primeira etapa da vacinação serão contemplados idosos (a partir dos 60 anos), crianças (menores de 12 anos) e gestantes. “A aplicação das vacinas nos postos de Saúde terá início assim que o município receber um lote completo dos imunizantes”, esclarece a secretária Terezinha Ricaldone.

A secretária também explica que ações estão sendo preparadas para facilitar a imunização da população, como ampliação dos horários de atendimento nas unidades de referência, unidade móvel aos sábados e abertura de um posto de saúde também aos sábados. As pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção receberão a dose da vacina em domicílio, mediante agendamento no posto de saúde mais próximo. Todas as ações serão divulgadas em breve.
CANDIOTA
No município, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as doses estão sendo distribuídas para os municípios de forma fracionada e conforme forem chegando, serão aplicadas conforme o grupo. No momento, foram recebidas 350 doses que já começaram a ser aplicadas nas pessoas com mais de 60 acamadas com o auxílio dos agentes de saúde.

Para esta sexta-feira (4), está prevista a chegada de mais doses da vacina e deverá ocorrer uma ação para vacinação de pessoas de mais de 60 anos sem problemas de mobilidade.
HULHA NEGRA
No município, conforme a enfermeira Fernanda Reiznautt, coordenadora das imunizações, as primeiras doses recebidas estão sendo aplicadas nas gestantes e idosos acamados, com comorbidades, através da listagem dos agentes de saúde. Conforme a coordenadora, a partir da próxima semana, a vacinação vai ser aberta para idosos com comorbidades, gestantes, profissionais da saúde, idosos em geral com mais de 60 anos e crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos. Já no dia 14 de abril, a vacinação deverá ser aberta para os grupos especiais. A sala de vacinas no Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais), funciona das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Deverá ocorrer também, vacinação em pontos específicos da zona urbana e rural, com calendário a ser divulgado posteriormente.
PINHEIRO MACHADO
Na Terra da Ovelha, de acordo com o secretário de Saúde Felipe Lima, a imunização vai iniciar no dia 7 de abril, com disponibilidade das doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Na UBS Zona Sul será das 8h às 20h.

O município também programou um mutirão de vacinação objetivando um maior alcance da população logo no início. A ação será no dia 7 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, e no dia 8 de abril, das 8h30 às 11h30.

Pessoas acamadas serão vacinadas em casa por equipe volante. A vacina deve ser solicitada para o agente de saúde ou diretamente na UBS.
PEDRAS ALTAS
No município, segundo a Assessoria de Comunicação, as vacinas contra a Influenza, que estão chegando no município, serão distribuídas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede e também encaminhadas aos postinhos de saúde do interior, garantindo que toda a população tenha acesso à imunização.
PÚBLICO 
Em 2025, a novidade é a da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos), tornando permanente a proteção para esses públicos e ficando disponível durante o ano todo.

Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

Integram os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes (qualquer período gestacional); idosos (a partir dos 60 anos de idade); trabalhadores da saúde; puérperas (até 45 dias após o parto); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook