POLÍTICA

Mateus Garcia encerra mandato na presidência do Legislativo pinheirense com sentimento de dever cumprido

Cumprindo um acordo político, ele renunciou ao cargo esta semana

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Mateus Garcia (PDT) cumpriu o acordo firmado no início do governo e renunciou após um ano Foto: Divulgação TP

Na noite desta terça-feira (28), o vereador Mateus Garcia (PDT) oficializou a sua renúncia da presidência da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, em cumprimento ao acordo firmado no início do mandato juntamente com os partidos MDB e PSDB. Durante o último discurso como liderança máxima do Legislativo, Mateus agradeceu os quase 13 meses que esteve à frente da Casa e também aos funcionários que o ajudaram a alcançar os objetivos traçados no início de 2019.

Ainda na oportunidade, o parlamentar registrou os diversos avanços que a Câmara de Vereadores obteve durante este período e também destacou que alguns projetos foram iniciados e tem tramitação bem encaminhada para serem continuados e finalizados em 2020 pelo novo presidente.

ENERGIA FOTOVOLTAICA – Um dos principais objetivos traçados pelo vereador enquanto presidente do Legislativo era a implantação da energia solar no prédio da Câmara – diminuindo o consumo de energia elétrica e consequentemente o gasto para os cofres públicos.“Para isso foi feita uma grande força tarefa para pesquisa, estudo e realização do edital de licitação estar lançado.O prazo para entrega das propostas é até o dia 13 do próximo mês e esperamos que ainda em 2020 este projeto tão importante vire realidade”, disse Mateus.

SESSÕES INTERIORIZADAS – Conforme lembrou, outra grande ação realizada em 2019 foi a retomada das sessões interiorizadas, que buscaram levar a Sessão Extraordinária às comunidades mais afastadas da sede do município. “Esse projeto deu a oportunidade para que os moradores que não conseguem acompanhar as reuniões semanais e nem ter esse contato mais direto com os parlamentares como as pessoas da cidade têm pudessem reivindicar pedidos pontuais de cada localidade e conhecer o nosso trabalho”, destacou.

MODERNIZAÇÕES – Procurando se adequar ao meio digital, em 2019 foi contratado o sistema IgamTec junto à empresa de consultoria Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM). Segundo explicou Mateus,a ação tem como objetivo proporcionar modernização e uma maior transparência – onde todos os processos legislativos são feitos de forma online e digital, através de uma plataforma integrada, gerando economia de material de expediente, principalmente o papel, e também trazendo uma nova experiência para quem precisa ter acesso à documentos e matérias do Legislativo.

Sobre as modernizações, o ex-presidente ainda citou outros avanços para a reportagem. “Todo o acervo físico da Câmara de Vereadores está passando por um processo de digitalização para também ficar disponível de forma rápida e segura para consultas futuras, diminuindo o espaço utilizado com arquivo e evitando que os documentos se deteriorem com o tempo”, disse Mateus.

Outra das ações propostas por Mateus ainda em 2019,foi o início do processo de atualização do Regimento Interno da Câmara de Vereadores e da Lei Orgânica do Município. Para isso, conforme detalhou o parlamentar, foi contratada uma empresa especializada que analisou ambos documentos oficiais, juntamente com uma comissão formada por vereadores que elencaram pontos que deveriam receber modificações para se adequar à realidade jurídica e legislativa do Brasil.

“É importante destacar que a implantação do IgamTec, revisão do regimento interno e a lei orgânica foram realizados com economia de R$ 300 mensais aos cofres do Legislativo, pois foi rescindido um contrato com a empresa Create, que geria o site oficial da Câmara de Vereadores, e que passou a ser gerido também pela empresa Igam”, esclareceu ele.

OUTRAS MELHORIAS -Entre os investimentos, durante o mandato do vereador Mateus à frente da presidência do Legislativo, foram adquiridos vários equipamentos visando aprimorar o cotidiano de trabalho. Entre eles, computadores mais modernos das bancadas, iluminação com tecnologia de Led no Plenário Walter Azambuja e novos equipamentos de som para realização do cronograma de sessões no interior do município. No mesmo período, conforme lembrou em conversa com o TP, foi possível também realizar a reforma do telhado do prédio.

ACESSIBILIDADE – Ainda durante o mandato como presidente, Mateus citou a importância adequação da Câmara de Vereadores para portadores de deficiência. “Seguindo uma normativa do Ministério Público, agora o prédio do Legislativo conta com pisos táteis, que auxiliam portadores de deficiência a se deslocarem pelos corredores do prédio com mais segurança, e também dão acesso ao banheiro acessível”, destacou.

De acordo com o parlamentar, todas as ações e encaminhamentos foram de suma importância para garantir melhorias em todos os âmbitos. “Primar pela qualidade do trabalho, modernização, acessibilidade e também conseguir gerar economias me faz avaliar esse período à frente do Legislativo de forma muito positiva, sei que deixo este legado e encerro esta função com o sentimento de dever cumprido realmente”, avaliou.

Retorno da interiorização das reuniões foi uma das ações do mandato

Comentários do Facebook