SAÚDE

Médica de Pinheiro Machado leva informação de qualidade a internautas

Letícia Sphor atua desde 2010 em Pinheiro Machado e ganha cada vez mais a confiança da comunidade local Foto: Divulgação TP

Informação correta, de qualidade e visando chamar a atenção para cuidados com a saúde da popu­lação pinheirense. Foi assim que a médica Letícia Sphor, que atua desde 2010 em Pinheiro Machado, decidiu inovar e ir além da relação entre médica e paciente que ocorre dentro de seu consultório. Ela se desafiou, ficou em frente às câmeras e sema­nalmente divulga um vídeo falando sobre doenças e dicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para a reportagem, Letícia contou o que a motivou para dar o pontapé inicial ao projeto. “Sempre gostei de explicar tudo para meus pacientes: o que são as doenças, os motivos que podem ter levado àquele estado, o que os remédios fazem no corpo, as doses de medicação e tudo que pode estar diretamente ligado ao seu caso. A gente se forma para ser médico, mas os pacientes não têm curso para serem pacientes e acho fundamental que eles entendam o que está se passando para também aderirem da melhor forma possível ao tratamento prescrito”, disse. Para ela, a medicina não é só remédio, mas um trabalho dedicado à orienta­ção, alimentação, exercícios físicos e um conjunto de ferramentas capazes de melhorar a saúde das pessoas.

OS VÍDEOS As gravações ocorrem em seu consultório e os temas são escolhidos de acordo com a época do ano, a frequência de casos das doenças e também a partir de suges­tões. Colesterol, fibromialgia, gripe, rinite e sinusite são alguns dos que já foram abordados. Nesta terça-feira (25), as 20h, a médica tratou sobre a vitamina D – o que é, qual sua importância e como manter as taxas adequadas. Os vídeos são divulga­dos semanalmente no mesmo dia e horário na página da profissional no Facebook. As gravações também são curtas, visando prender a atenção das pessoas e passar as informações de maior relevância sobre os temas.

Segundo contou Letícia, foi preciso estudar para aprender pelo menos o básico sobre as gravações e não fazer feio diante da câmera. “Foi mais um desafio mesmo. Eu não tinha nenhuma experiência com câmeras, vídeos e nada do tipo, então o início foi bem complicado. Sempre gostei de falar, de dar palestra e quando eu domino o assunto é natural falar, mas a função dos vídeos, câmeras e luzes é algo diferente para mim, por isso precisei me inteirar do assunto, mas é tudo muito caseiro como se pode notar”, afirmou.

RETORNO Do sonho de ser professora universitária, a médica encontrou seu jeito de falar para grandes públicos e acabou sendo surpreendida com tamanha aceitação das pessoas. A internet possibilitou que, além dos pinheirenses, pessoas de outras cidades da região a pro­curassem por terem assistido seus vídeos e identificado através deles seus problemas de saúde. “Pacien­tes de Pelotas, Morro Redondo, Piratini, Aceguá e Bagé já vieram consultar comigo porque um amigo ou parente compartilhou algum dos meus vídeos com eles. Acredito que as pessoas identificam quando quem está falando domina o assunto e, por  eu me expor, se sentiram seguras para me procurar e consultar. Essa foi a maneira que encontrei de fazer com que as pessoas tenham acesso à informação correta. Os sites de pes­quisa têm uma quantidade enorme de informação, que muitas vezes são desencontradas, confundem ainda mais e causam pânico nas pessoas”, alertou.

INTERATIVIDADE Com a aceita­ção do público diante da iniciativa, Letícia vem criando uma relação ainda maior de confiança e cari­nho com seus pacientes e pessoas da comunidade através das redes sociais. Em tempos de pandemia, onde o isolamento social é funda­mental para conter a disseminação do vírus, a internet possibilita que as pessoas continuem conectadas umas às outras. Além do Facebook, a médica também já possui grupos no WhatsApp onde disponibili­za conteúdo sobre saúde. “Essa questão da internet é muito legal e a ideia era produzir conteúdo para as pessoas aqui do município, que é o lugar onde eu atuo desde que me formei, mas já alcancei um público muito maior e fico muito feliz por isso. Estou bem satisfeita com o retorno das pessoas e pretendo continuar com o projeto por muito tempo ainda para manter as pes­soas cada vez mais atualizadas”, garantiu.

Comentários do Facebook