REGIÃO EM ALERTA

Médico de Bagé testa positivo para coronavírus

O prefeito Divaldo Lara e representantes da Saúde confirmaram os dois casos Foto: Reprodução TP

Na tarde desta quinta-feira (19), durante transmissão ao vivo em uma rede social, o prefeito de Bagé confirmou a existência de dois pacientes que contraíram o novo coronavírus (Covid-19). Para o pronunciamento, Divaldo Lara esteve acompanhado do secretário de Saúde do município, Mário Mena Kalil, e do titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ricardo Necchi.

Conforme informou o gestor do município, dos dois casos confirmados, um deles, o médico Jorge Mussa, está em isolamento hospitalar com todo o acompanhamento de profissionais; o outro caso, que teve contato com o médico, está em isolamento domiciliar mostrando bom quadro evolutivo.

Segundo destacou Divaldo, algumas medidas já estavam sendo tomadas no sentido de evitar aglomerações e serão intensificadas por meio de novo decreto. “Estaremos, já nas próximas horas, fechando aqueles locais que reúnem pessoas – academias, cultos e qualquer tipo de atividade privada ou familiar estão proibidas em Bagé. No comércio ainda serão permitidas aqueles serviços essenciais com uma série de cuidados; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão devidamente equipadas com vacinas contra pneumonia e H1N1; as visitas aos asilos já foram suspensas e as atividades do Centro do Idoso também. Essas medidas são extremamente importantes para preservar a saúde da população bageense”, afirmou o prefeito.

Durante o comunicado, o titular da 7ª CRS, Ricardo Necchi, fez questão de desmentir os boatos que estavam circulando pelas redes sociais. Não há 11 médicos com suspeita de coronavírus em Bagé. Conforme informou, além dos dois casos, já está sendo providenciada a coleta de material de outros três profissionais e dois pacientes. “A equipe da Vigilância Epidemiológica do município está realizando uma triagem em todas as pessoas que esses pacientes com coronavírus mantiveram contato nesses últimos dias. Essas pessoas, mesmo que não apresentem sintomas, devem se manter em isolamento por pelo menos sete dias e fazer uso de máscara”, explicou.

Além disso, segundo Ricardo, que também é médico, a orientação é para que a população em geral evite sair de casa ou o faça somente se necessário e mantenha as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), principalmente no que diz respeito aos cuidados com a higiene pessoal.

Comentários do Facebook