MEIO AMBIENTE

Meioeste premia escola vencedora da Gincana Ecológica em Candiota

Participaram da competição as escolas candiotenses Emei Odete Lazzare Corrêa e EMEF Neli Betemps

Escola Odete Lazzare Corrêa foi a vencedora da gincana com um uma quantia  que ultrapassou os 1.600 quilos. Na foto, alunos da escola e comunidade escolar  durante entrega do prêmio, por parte da Meioeste

Escola Odete Lazzare Corrêa foi a vencedora da gincana com um uma quantia que ultrapassou os 1.600 quilos. Na foto, alunos da escola e comunidade escolar durante entrega do prêmio, por parte da Meioeste Foto: Fabiana Gasparoni/Especial TP

A Gincana do Meio Ambiente, promovida pela Meioeste Ambiental, envolveu as escolas municipais candiotenses Odete Lazzare Corrêa (educação infantil) e Neli Betemps (ensino fundamental).

A competição, que iniciou em junho deste ano e encerrou em novembro, teve por objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância do tratamento adequado do lixo, através da proposta de arrecadação de materiais recicláveis. Para o desenvolvimento da ação, a Meioeste instalou ecopontos nos colégios e cuidou do recolhimento dos resíduos, destinando-os à reciclagem.

A escola Odete Lazzare Corrêa venceu a competição com um total de 1.626 kg de materiais coletados. A segunda colocada alcançou 345 kg no total. A vitoriosa foi premiada com uma caixa acústica, na tarde de terça-feira (12), em evento que aconteceu nas dependências da escola.

De acordo com a diretora da instituição, Fernanda Vestfahl, o equipamento era uma carência para a realização dos eventos escolares. “Sabemos o quanto os alunos, pais, funcionários e professores se empenharam na arrecadação, para ganhar a tão sonhada caixa de som. Estamos felizes com a conquista e o aprendizado, os pais já nos perguntam onde poderão continuar descartando os materiais recicláveis”, salienta.

A Secretária de Educação Giselma Pereira, participou do evento e elogiou a iniciativa da empresa. “Sabemos que o correto descarte do lixo é um tema que precisa de muita atenção e a Meioeste teve a sensibilidade de propor esta reflexão nas escolas, onde estão as futuras gerações. Estão todos de parabéns”, salientou.

A Engenheira Química da Meioeste, Lorraine Vianna, representou a empresa durante a atividade e parabenizou a todos pela conquista, destacando a preocupação da empresa em prol do meio ambiente e da sociedade.

Guilherme Arruda da Costa, gerente operacional da Meioeste, comemora os resultados. “Esta gincana emociona a todos nós, que trabalhamos pensando em um futuro melhor para nossa comunidade, cidade, estado, país e mundo. Parabéns aos envolvidos, esta ação só foi possível graças ao empenho de todos”, ponderou.

MEIOESTE – Na Capital Nacional do Carvão, há cinco anos a Meioeste cuida da destinação final dos resíduos sólidos de 24 municípios gaúchos, através do Aterro Sanitário Metade Sul, situado numa área já minerada da Mina de Candiota (Companhia Riograndense de Mineração – CRM). Em sua matriz no município de Caçador, Santa Catarina, há 20 anos atua com o tratamento de lixo. No Brasil somente 40% dos municípios possuem tratamento adequado de resíduos sólidos através de aterros sanitários. Em 2017, a Meioeste firmou convênio com a prefeitura de Candiota. Desde então, a empresa está responsável de forma voluntária, pela limpeza dos pátios das escolas municipais e estaduais da área urbana da cidade.

Secretária Giselma (C) esteve presente na entrega do prêmio

Secretária Giselma (C) esteve presente na entrega do prêmio Foto: Fabiana Gasparoni/Especial TP

Comentários do Facebook