PREVENÇÃO

Mês de março é voltado para a conscientização e combate ao câncer de colo de útero

Municípios da região fazem programações alusivas

Várias atividades já foram realizadas esta semana em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

Assim como o mês de outubro, março também é voltado para a saúde da mulher. Com a cor lilás, o mês é totalmente direcionado para a conscientização e combate ao câncer de colo de útero.

De acordo com as informações do site da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), o câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A redação do TP entrou em contato com as Secretarias de Saúde dos municípios da região, para saber mais sobre a programação de cada uma.

PINHEIRO MACHADO- No município, o jornal conversou com a coordenadora da Atenção Básica, Carolina Faria, que falou sobre as atividades preparadas para as mulheres da cidade.

Juntamente com a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a equipe preparou a Tarde das Mulheres, que aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de março no CAPS Cacimbinhas. Além de reiki, corte de cabelo e esmaltação das unhas, as mulheres presentes puderam participar do autoexame de mamas, e também da conscientização sobre o Março Lilás.

CANDIOTA – Em conversa com a equipe de planejamento da Secretaria, a programação preparada irá contar com mutirão de coleta do exame preventivo, com o público-alvo voltado para mulheres entre 25 a 69 anos de idade. Na Unidade de Saúde da Sede do município, as coletas aconteceram nesta quinta-feira (09).

Já na Vila Residencial, o mutirão será realizado no próximo dia 14, a partir das 15h na Unidade Básica de Saúde. Além das coletas, as mulheres a partir de 40 anos, podem ir até a sua Unidade de Saúde para solicitar a mamografia.
Além disso, a equipe da Saúde irá realizar visitas e palestras de conscientização nas empresas do município.

HULHA NEGRA- O município decidiu incluir o mês da conscientização juntamente com a programação do mês da mulher. Neste sábado (11), as mulheres da cidade podem comparecer no complexo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 13h30 às 16h30 para realizarem testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C além das orientações sobre DST e Saúde Sexual. Também haverá palestras sobre autoestima durante o processo saúde-doença.

Ademais, serão realizadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como reiki, meditação, cromoterapia e dança circular.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook