Um importante cartão postal de Candiota, o Mirante do Básico, localizado na Vila Residencial, sediou na manhã de domingo (23), a largada para a 15ª edição do Desafio Candiota/Bagé de Mountain Bike & Gravel, válido como 1ª etapa da Mandala da Terra 2025, comemorativo ao 33º aniversário do município.
Após degustarem de um café da manhã oferecido pela Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, os mais de 100 ciclistas participantes saíram do local, percorrendo algumas trilhas ao lado do Arroio Candiota e seguindo em direção a Trigolândia, em Hulha Negra, para uma parada obrigatória na Pousada Friedenau, onde foi servido um café colonial para garantir a energia para os últimos 25 quilômetros de percurso. Entre o Posto de Controle da Trigolândia e a largada e chegada, dois pontos de hidratação com parada opcional também foram disponibilizados com água, gelo e isotônicos oferecidos pela Nutriação Suplementos. Nas bifurcações da estrada, demarcadas para que os participantes não tivessem dúvidas do percurso, marcações em meio ao barro e lodo deixado pela chuva da véspera de prova, com o uso da picape Titano da FIAT, veículo disponibilizado pela parceira Fiat/ Felice Bagé. Na linha de chegada, o grupo se reuniu na Cervejaria Silver Beer, onde puderam conhecer as dependências e o processo de envasamento e fabricação das bebidas, degustando chopp e saboreando os burgers da Dom Ciclista ao som da Banda Pé Direito.
Outra atividade interessante na linha de chegada foi a premiação especial oferecida pela Cervejaria aos três maiores grupos de ciclistas inscritos, tendo como vice-campeões empatados, os grupos Los Pumas e Pedal das Gurias, ambos de Bagé, e o grande grupo campeão do dia, o APECI/Bike Mania (Associação Pedritense de Ciclistas), de Dom Pedrito.
Segundo a equipe organizadora, a alegria foi que todos que largaram, chegaram, com a sensação de dever cumprido. “Assim como nós da organização, que apesar da correria para a realização deste evento, nos deixa o sabor de quero mais, que já vamos sanar no dia 27 de abril com a realização da 2ª etapa da Mandala da Terra, com a edição de mais um Desafio Lavras do Sul/Bagé, desta vez com largada na Praia do Paredão, em Lavras do Sul, tendo a temida e desafiadora Estrada do Tigre como roteiro para os 82 quilômetros deste desafio”, expôs a organização.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO