MEIO AMBIENTE

Mirante do Básico se torna atração turística em Candiota

O local ainda não foi inaugurado, mas já está atraindo a população

Balança do infinito é a grande atração Foto: Silvana Antunes TP

Nesta semana, a equipe do TP foi visitar o espaço que está chamando a atenção da população candiotense nos últimos dias. Com iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, o Mirante do Básico, com a balança do infinito, está localizado em um dos pontos mais altos da Vila Residencial, e conta com uma vista privilegiada da natureza.

O MIRANTE – O projeto está inserido na Semana do Meio Ambiente, e foi construído nos fundos das ruínas do antigo Básico, um almoxarifado da antiga Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que fornecia suporte e abastecimento de combustível à Usina Candiota 1 (já desativada). Após o desligamento e passar dos anos, o prédio se transformou em ruínas e foi tomado pela sujeira de mato e lixo acumulado pela população.

Como se autodenomina exploradora da natureza, a secretária Josuelem Duarte, pensou em elaborar algo diferente neste ano, um projeto que unisse a população com a Semana do Meio Ambiente e também com a natureza, ou seja, o Mirante do Básico. “Este projeto é um motivador de pessoas que estão comigo na Secretaria, como o Ronei que trabalha com as supressões de grande risco e ajuda nessas retiradas. Ele abraçou o projeto e veio conosco realizar o trabalho”, afirmou Jô, destacando o apoio do prefeito Luiz Carlos Folador e do vice-prefeito Paulinho Brum no projeto.

Mirante ainda está em fase de construção, mas já recebe muitos visitantes Foto: Silvana Antunes TP

VISITAS – Mesmo sem ter sido inaugurado, o Mirante já contou com a visita de inúmeras pessoas do município, algumas que já conheciam o espaço e outras quem nem imaginavam sua existência. Em meio de conversa, Jô citou que moradores foram até o local e se emocionaram ao presenciar o trabalho que está sendo realizado. “Algumas pessoas relataram suas histórias, e outras praticamente moraram aqui”, disse ela. A questão da moradia é em relação à chamada Vila da Canastra, que originou o bairro da Vila Residencial e abrigou suas primeiras casas.

A secretária ainda ressaltou que muitas pessoas de fora do município já tiveram acesso às fotos e vídeos realizados no local e divulgados nas redes sociais, e já estão animados para visitar a cidade e fazer um belo registro do Básico, que abriga beleza e muitas histórias. “Com um pouco mais de uma semana do inicio das obras, o ponto já está recebendo visitas da comunidade e empresas, além de já ter sido cenário das fotos da nova coleção da loja Silvia Confecções, localizada na sede de Candiota”.

O Básico, como é chamado, é conectado pela rua Damásio Oliveira que foi coberta pela natureza. De acordo com a secretária, esta é a rua mais arborizada do município e receberá placa de identificação no dia da inauguração do Mirante. Com o início do projeto, ela recebeu limpeza e está livre para o trânsito de carros e pessoas.

A estrutura em madeira foi totalmente montada com apenas um eucalipto do local Foto: Silvana Antunes TP

NATUREZA – Além de estar totalmente conectado à natureza, ter uma vista belíssima da barragem que abastecia a Candiota 1, e ser contemplado com o pôr do sol que se intimida atrás da atual usina Fase C, o espaço ainda abriga três tipos de trilhas ecológicas e uma usada por motociclistas.

Segundo Jô, a equipe da Secretaria manteve o cuidado de limpar sem mexer na mata nativa que predomina no lugar. “Limpamos, exploramos e ainda preservamos a natureza”, afirmou. Uma das curiosidades do Mirante, é que os bancos, parapeito e até mesmo o balanço, foram produzidos com apenas um eucalipto, e a estimativa é que durem entre 30 a 40 anos.

Para aprimorar o local, a equipe trabalha para dar comodidade aos visitantes com a colocação de água, banheiro, luz e câmeras de segurança. “Esperamos que até a inauguração tudo esteja adiantado, e estamos trabalhando para fornecer tudo isso que é essencial nas visitações”, explicou Jô, acrescentando que a “ideia da equipe é transformar o local em um espaço de lazer para a família e os amigos, até mesmo para a realização de piqueniques e eventos como aniversário e casamento”.
INAUGURAÇÃO – A inauguração está marcada para acontecer no próximo dia 5, na parte da manhã, e contará com trilha ecológica aberta à comunidade e escolas, além de diferentes esportes que envolvem a água, corrida e motocicleta, tudo isto conectado ao Mirante. “A atração principal é o balanço e a conexão com a natureza”, informou a secretária. Além disso, Jô citou que a Semana do Meio Ambiente será ampliada e contará com uma parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Juventude e também a pasta do Turismo.

Para quem ficou empolado e deseja conhecer o Mirante do Básico, basta pesquisar no Google Maps: Antiga oficina/básico da CEEE e encontrará a localização exata do paraíso.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook