
Sacerdotes peregrinaram até a Igreja Sagrado Coração de Jesus Foto: Silvana Antunes TP
Em forma procissão, os padres e freis que integram a Diocese de Bagé, percorreram em peregrinação o trajeto do Salão Paroquial até a Igreja Sagrado Coração de Jesus, na manhã desta quarta-feira (16) acompanhados de fieis. Em um momento de fé e proximidade com Deus, os religiosos se uniram para renovar as promessas sacerdotais durante a Missa dos Santos Óleos, realizada tradicionalmente na Semana Santa e pela primeira vez em Candiota.

Encontro dos sacerdotes antecedeu a missa
Na Paróquia, dezenas de fieis aguardavam a chegada dos sacerdotes acompanhados do bispo Dom Frei Cleonir Dalbosco. O ato é uma celebração litúrgica aonde são abençoados e consagrados os três óleos que serão utilizados durante o ano nas comunidades da Diocese de Bagé, composta por 16 paróquias, um santuário, uma capelania militar e uma rede de comunidades – o óleo da Crisma, dos catecúmenos e dos enfermos. Também é o momento onde os sacerdortes fazem seu juramento de fidelidade, de amor a Deus, ao seu bispo, aos colegas padres e também ao povo.
O óleo dos catecúmenos é utilizado nas celebrações com batizados, simbolizando a proteção de Deus nos batismos. Já o óleo do Crisma simboliza a unção com o Espírito Santo, que é justamente usado nas celebrações de Crismas, sinal de confirmação da fé, além de usar nas celebrações de Ordenações Sacerdotais e nos batizados. Além disso, o Óleo da Unção dos Enfermos é utilizado na unção de pessoas que necessitam recuperar a saúde ou estejam em perigo de morte.

Momento religioso foi coordenado pelo bispo Dom Frei Cleonir Dalbosco Foto: Silvana Antunes TP
Ao Tribuna do Pampa, o bispo Dom Frei Cleonir Dalbosco destacou o momento importante vivido por toda igreja. “Com esse espírito de sinodalidade, de caminhar juntos, de sentir o passo do outro, sentir quem é o meu próximo, conforme o Evangelho também nos pede, seguimos para a Missa da Unidade, onde toda a Diocese se reúne, os padres, os religiosos representantes de todas as paróquias para esse momento importante, e que para Candiota tem um sentido muito especial”.
O religioso também afirmou que a partir da missa, Candiota não será a mesma. “Muitas bênçãos, muitas graças acontecem nesse momento, a partir desse momento da unidade, da comunhão, dos Santos Óleos. Então, certamente, Candiota, o povo desse lugar, as famílias, as lideranças vão sentir essa força de Deus mais forte ainda”.

Paróquia ficou lotada para a Missa dos Santos Óleos Foto: Silvana Antunes TP
Para frei Tiago Frey, responsável pelas paróquias Sagrado Coração de Jesus, de Candiota, e São José, de Hulha Negra, ao lado do frei Paulo Eduardo Müller, a celebração da Missa dos Santos Óleos é um momento muito importante vivenciado em Candiota. “É um dom e é uma graça de Deus. Estamos ainda dentro dos 60 anos que nossa comunidade Imaculada Conceição está comemorando, e essa missa é como se fosse um grande jubileu, uma grande alegria para comemorarmos e agradecermos a Deus os 60 anos da comunidade Imaculada Conceição, padroeira oficial do município de Candiota. A consagração dos Santos Óleos em nosso território paroquial faz também que a graça de Deus esteja mais próxima de nós e que, ao mesmo tempo, esse momento de confraternização, de agradecimento, de espiritualidade, fortalece todas as nossas comunidades. Paz e bem”.

Momento de bênção dos óleos dos sacramentos Foto: Divulgação
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO