QUESTÃO ENERGÉTICA

MME estima leilão A-6 para agosto e UTE Ouro Negro pode participar

Projeto a carvão em Pedras Altas, na divisa com Candiota, tem previsão de 600MW

Projeto a carvão em Pedras Altas, na divisa com Candiota, tem previsão de 600MW Foto: Divulgação TP

O Ministério de Minas e Energia divulgou a portaria 115/2018 nesta segunda-feira (2), com o calendário estimado dos leilões de 2018.

O leilão A-6 deverá ser realizado até agosto, no segundo quadrimestre do ano. A data já havia sido sinalizada pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Luiz Augusto Barroso. Neste sentido, mais uma vez há a expectativa da participação do projeto da Usina Termoelétrica (UTE) Ouro Negro, localizada em Pedras Altas, na divisa com Candiota, com 600MW de potência.

No último leilão, realizado em dezembro, o projeto não participou e, segundo explicou o diretor-presidente e ex-prefeito de Pedras Altas, Sílvio Marques Dias na época, foi porque a economia estava desaquecido com baixo consumo de energia. Na ocasião, nenhum projeto a carvão mineral foi negociado.

Em relação ao novo leilão, Sílvio foi sucinto, dizendo apenas que a expectativa é ótima, destacando que palestrará na semana que vem em Candiota sobre este tema durante o 5º Seminário Internacional Energia para o Desenvolvimento, que acontece no Centro Cultural Candiota I, nos dias 8 e 9 de abril.

OUTROS LEILÕES – O Leilão de Energia Existente A-1 desse ano deverá acontecer no quarto trimestre de 2018, mesma época do certame de energia existente A-2. O leilão de energia nova A-4, foi confirmado para ser realizado nesta quarta-feira (4).

Comentários do Facebook