AÇÃO VOLUNTÁRIA

Morador de Candiota constrói praça com recursos próprios e de doações

Espaço público foi inaugurado no último sábado (25)

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O espaço foi inaugurado na tarde de sábado (25) Foto: J. André TP

Construtor de profissão e um dos pioneiros do Loteamento Raupp – bairro localizado na sede de Candiota, Milton Flávio Pi­nho Leal arregaçou as man­gas e resolveu praticamente sozinho construir uma praça no bairro.

Com recursos pró­prios, além de sua mão-de­-obra pessoal e ajuda de dois ou três moradores, Milton também conseguiu uma parte importante de recursos junto ao comércio candiotense. Os 10% do total da área do loteamento, que devem legalmente ser destinados a área verde, foram transformados pelo construtor. Na tarde do último sábado (25), com direito a música, cachorro quente, refrigeran­te, brinquedos infláveis e mateada, o espaço foi inau­gurado com boa presença da comunidade.

Bem arborizado, todo gramado, a nova praça pos­sui playground composto por quatro balanços, duas gangorras, além de quatro bancos e luminárias fotovol­taicas (energia solar) – tudo feito pelas mãos do constru­tor. Milton disse ao TP que pretende ainda ampliar o es­paço e já conta com o apoio novamente do comércio local, fazendo uma quadra de areia e um caminhódromo.

O construtor Milton Leal foi o idealizador e executor do espaço Foto: J. André TP

Apaixonado por ar­quitetura e urbanismo, sendo que não teve a oportunidade de estudar, mas tem uma filha formada na área, Milton disse que a ideia da praça surgiu no sentido de ajudar a melhorar visualmente a cidade. “Sinceramente acho Candiota ainda feia do ponto de vista de urbanismo e esta é a minha contribuição para mudar esta visão”, assinala.

Já está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de lei de autoria do vereador Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), que dá nome ao local de Praça do Comércio, em homenagem aos patro­cinadores da estrutura. O vereador também participou da inauguração. “É uma bela iniciativa”, resumiu.

O prefeito Adriano do Santos esteve no espaço na tarde de sábado, sendo que a Prefeitura foi parceira da iniciativa emitindo, por intermédio do engenheiro Marcelo Vaz, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do local, bem como em todo o entorno da praça foram colocados meios-fios. Também, toda a extensão de ruas do bairro já está recebendo pavimento, numa demanda aprovada pelo Pro­grama de Gestão Participa­tiva (PGP). “Parabenizamos a iniciativa do seu Milton e incentivamos que mais parcerias como esta sejam feitas”, destacou o prefeito.

Comentários do Facebook