CENTENÁRIO

Morador do interior de Hulha Negra comemora 102 anos

Sebastião Antunes faz aniversário em 20 de janeiro e nasceu em 1920

Seu Atanagildo adora cuidar das galinhas e escutar rádio Foto: Divulgação TP

Família reunida e decoração do time do coração, o Internacional. Desta forma o agricultor aposentado de Hulha Negra, Sebastião Antunes de Oliveira, mais conhecido mais como Atanagildo, irá comemorar 102 anos no próximo domingo (23), na localidade onde reside, o assentamento Santa Elmira.

O documento de identidade confirma a data de nascimento, 20/01/1920, em Planalto, Rio Grande do Sul. Filho de João Antunes de Oliveira e Juvelina Mariana da Luz, em entrevista ao Tribuna do Pampa por meio do auxílio dos familiares, seu Atanagildo conta que trabalhava na roça em Planalto para cuidar dos filhos mais velhos até ir morar em Hulha Negra, em 1977.

Atualmente, ele reside com esposa Elvira, visto a mãe dos oito filhos, Ana Maria, já ser falecida. A família do agricultor aposentado, que hoje vê através dos filhos as plantações, ainda é composta por 27 netos e 30 bisnetos.

Em sua rotina diária, estão as galinhas que não abre mão de cuidar pessoalmente, escutar a rádio Terra Livre, assistir o Chaves e as notícias do Internacional. Também integra a lista de ações diárias e gostos do seu Atanagildo, sentar na sombra e conversar com os amigos, além de fazer, pessoalmente, as compras do mês na cidade.

Com memória e disposição muito boas, ele conta ter chegado aos 102 anos por não ter vícios. “Nunca fumei e bebi uma ou duas vezes apenas na vida. Também sempre procurei comer alimentos que eu próprio plantei”, relatou.

Por fim, o TP perguntou a seu Atanagildo se ele se considera feliz. De forma direta, ele respondeu: “Estou perto dos meus filhos, tenho a atenção deles, o carinho dos vizinhos, sou bem conhecido na região, sou feliz”, relatou o centenário.

Seu Atanagildo comemorou aniversário ao lado de alguns filhos Foto: Divulgação TP

 

Aniversariante com alguns netos Foto: Divulgação TP

 

Vários bisnetos também puderam estar presentes Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook