LUTO

Morre o Engenheiro Amaral, ex-presidente da CRM e ex-secretário de Candiota

Haroldo Amaral faleceu aos 83 anos Foto: Arquivo pessoal

Faleceu na tarde desta quinta-feira (12), Haroldo Vicente do Ferraria do Amaral, o Engenheiro Amaral, aos 83 anos. Ele estava internado siva (UTI) do Hospital de Tramandaí. Ele teve uma parada cardiorrespiratória (PCR).

O Engenheiro Amaral tinha uma ligação muito forte com a Capital Nacional do Carvão. Primeiro ele foi presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM, durante o governo Pedro Simon (MDB), no final da décadade 1980. Depois, ajudou a implantar o município, sendo secretário de várias pastas no município, como Planejamento, Finanças e Obras. Mesmo tendo se afastado de Candiota, quando foi morar em Rio Grande (Cassino) e agora em Imbé, Amaral jamais esqueceu seus laços com a cidade.

Irreverente e espontâneo, Amaral também era um amante da criação de pássaros, tendo presidido uma associação estadual.

HOMENAGEM

O vice-prefeito de Candiota, Marcelo Gregório (PSD), que está respondendo interinamente pela Prefeitura nas férias do prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), fez uma singela, mas valiosa homenagem a ele, ainda em vida, dia 5.

Marcelo realizou uma visita no hospital onde ele esta internado e entregou à esposa dele, dona Lurdes, um certificado pelos serviços prestados por ele ao município de Candiota. “Eu e o ex-prefeito Odilo (Dal Molin) já havíamos combinado de homenageá-lo em Candiota, mas infelizmente ele adoeceu. Então resolvi fazer uma visita e fazer esse gesto de gratidão”, disse.

UM LIBERTADOR

O ex-prefeito Odilo Dal Molin lembrou um episódio marcante na vida de Amaral e da comunidade de Candiota, onde hoje é a sede do município. Foi na gestão dele na CRM, que foi retirada a chamada ‘cerca da vergonha’, que era uma cancela que separava as casas construídas pela CRM e a Vila Aírton (conhecida na época como a Vila dos Agachados). “Foi um libertador”, resumiu Odilo.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

Segundo informado pela família, o corpo será velado até às 13h desta sexta-feira (13), na Capela Santa Casa, na Av. Militão de Almeida, 936, bairro São José, em Tramandaí.

Atendendo um desejo dele, será cremado e suas cinzas serão depositadas junto aos seus pais no Cemitério de Rio Grande, em data a ser definida. O Engenheiro Amaral era natural de São José do Norte (RS).

Ele deixa a esposa e os filhos do seu primeiro casamento, Leonardo e Haroldo Júnior e demais familiares.

* Com acréscimo de informações às 13h45

Comentários do Facebook