LUTO

Morre o último pracinha bageense que atuou na 2ª Guerra Mundial

Pracinha atuou na 2ª Guerra Mundial Foto: Divulgação TP

Faleceu na noite deste domingo (28) João Francisco da Silva, aos 96 anos, o último dos 33 pracinhas bageenses que atuaram na Força Expedicionária Bageense (FEB), na II Guerra Mundial.

Em nota, a Seção de Comunicação Social da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, lembrou que em 1944, servindo no 12º Regimento de Cavalaria, em Bagé, hoje 3º Batalhão Logístico, o pracinha foi voluntário para integrar o contingente da FEB – depois que o presidente Getúlio Vargas declarou guerra à Alemanha e Itália.

Depois de participar de treinamento no Rio de Janeiro, Silva embarcou para a Itália, aportando em Nápoles. Após a guerra, o pracinha retornou a Bagé, onde casou, teve sete filhos e netos. Atuou em diversos locais, incluindo o Hospital de Guarnição de Bagé, por 12 anos. O velório acontece na capela do HGUBa e o sepultamento está marcado para 11h, no Cemitério dos Azevedos.

Ao jornal Em Pauta, em 2017, João Francisco da Silva, durante solenidade na Praça Júlio de Castilhos – que assinalava a tomada de Monte Castelo pela FEB – o pracinha relatou as dificuldades em terras italianas e os cuidados com os inimigos. Questionado se alguma vez se arrependeu por ter ido para a Guerra, foi direto: “Faria tudo de novo, eu estava defendendo o Brasil”, afirmou.

 

Comentários do Facebook