INCLUSÃO

Mulher faz história em Bagé ao ser a primeira surda a assumir uma cadeira na Câmara

Ana Paula Moreira (PT) assumiu na manhã desta terça-feira (7) no lugar da titular Cáren Castêncio Foto: Marcelo Duarte/Especial TP

Nesta terça-feira (7), a segunda suplente de vereadora do PT, a professora Ana Paula Moreira, tomou posse no plenário da Câmara de Bagé, em uma cerimônia conduzida pela presidente Andrea Gallina (PP). Ela ocupa a vaga da vereadora titular Cáren Castêncio, que se licenciou para assumir a Secretaria de Educação de Bagé.

Familiares, amigos e outros parlamentares da cidade marcaram presença no ato, que entrou para a história ao empossar a primeira surda a ocupar um assento no Legislativo bageense, um marco para a política gaúcha e brasileira. “Assumo este mandato com o compromisso de lutar por educação de qualidade, inclusão e acessibilidade para todas as pessoas. Como mulher, surda, militante de esquerda e representante do Partido dos Trabalhadores, colocarei sempre a defesa dos trabalhadores e o cuidado com as pessoas no centro das minhas ações, buscando construir políticas públicas que atendam às demandas mais urgentes da nossa comunidade”, afirmou a vereadora, emocionada.

Ana Paula reforçou, após a solenidade, que pessoas com deficiência também estão atentas às necessidades cotidianas que afetam toda a sociedade. Segundo ela, sua atuação abrangerá pautas como saúde, infraestrutura, oportunidades de emprego e assistência social, ressaltando a importância de um olhar inclusivo nessas áreas. A vereadora ainda destacou que pretende somar forças com diferentes setores, mantendo diálogo aberto e constante para promover melhorias efetivas em Bagé.

* Com informações do portal Em Pauta Bagé

Comentários do Facebook