RECONHECIMENTO

Mulheres pinheirenses serão homenageadas pelo Legislativo

Moção de Aplauso vai prestar homenagem a 22 mulheres de Pinheiro Machado

Moção de Aplauso vai ocorrer no Legislativo durante a sessão ordinária Foto: Arquivo TP

Foi reapresentada e avaliada de forma positiva pelos demais vereadores a proposição de Moção de Aplauso da vereadora Laura Ratto Finkler (MDB), de homenagem às mulheres pinheirenses. Com o apoio das vereadoras Elizete Baldez (Progressistas) e Magda Afonso (PDT), a homenagem para 22 mulheres de diferentes segmentos da sociedade, visa destacar ainda mais a figura da mulher na cidade, que atualmente conta com as três vereadoras no Legislativo.

O evento iria ocorrer inicialmente no mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, porém a necessidade de protocolos rígidos do período a fim de conter a pandemia de Covid-19 adiou o evento.

Com uma situação pandêmica mais controlada, uma grande parcela da população vacinada com primeira dose e protocolos mais brandos do governo estadual, a homenagem será realizada na próxima terça-feira (31), às 18h, durante a sessão ordinária semanal.

Ao TP a vereadora Laura Ratto disse que será um belo evento. “Precisamos adiar nosso evento, mas agora o plenário pode receber público, teremos mais homenageadas e certamente será um grande evento”, afirmou.

LUTA – Na sua proposição, a vereadora fez um resgate histórico da luta feminista, lembrando o episódio que marcou a instituição do Dia Internacional da Mulher, que foi a greve duramente reprimida na fábrica de tecidos de Nova Iorque, em 1857, quando 130 tecelãs morreram carbonizadas. Também ela lembrou o dia 24 de fevereiro de 1932, data em que as mulheres passaram a votar e ser votadas no Brasil. Ela lembra que a luta precisa continuar. “Em pleno século 21, as mulheres ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. O esforço é para diminuir e, quem sabe, um dia terminar com o preconceito e desvalorização da mulher. As mulheres do passado lutaram pelo direito ao voto, pelo direito de serem votadas. Eu acho que o papel dessa geração é ocupar os espaços. Nós mulheres continuamos lutando, conquistando nossos direitos, buscando respeito e igualdade numa sociedade que ainda precisa entender que somos tão capazes quanto qualquer um de desenvolver as mais diversas atividades profissionais”, assinalou.

MULHERES HOMENAGEADAS

Produtoras rurais: Maria Terezinha Rezende e Valdirene Duarte
Trabalhadoras informais: Lislene Vaz de Farias e Dinair da Costa Irigoen
Empresárias: Genice da Rosa e Graciele Oliveira
Ação social: Alexandra Fontes e Dejanira Dias
Reciclagem: Maria de Fátima Fernandes Madruga e Natália Corrêa dos Santos
Funcionárias públicas: Carla Trassante e Márcia Helena Rodrigues
Artesanato: Norma Gomes e Isolda Regina Peroba Alves
Mulher trans: Darck Shinnaider
Esportes: Ingris Ionara Dutra Macedo e Hélida Oleiro
Professoras: Lidieine de Oliveira Valério e Etiane Escobar
Saúde: Rosane Pires e Carolina Faria.
Destaque menina-mulher: Yasmin Duarte

Comentários do Facebook