ENCONTRO

Mulheres relatam suas experiências no 2º Seminário Mulheres que Inspiram em Hulha Negra

Baixinho (presidente) e Tanira (D) junto a vereadora Jaqueline de Aceguá, e uma das palestrantes do evento Foto: Bianca Mieres/Especial TP

Com o objetivo de fortalecer a questão feminina, valorizar as mulheres, inspirar e acima de tudo, mostrar que todas possuem dificuldades, mas que ao mesmo tempo possuem capacidade máxima de superação, aconteceu no sábado (25), em Hulha Negra, o 2º Seminário Mulheres que Inspiram.

As dependências da Câmara de Vereadores e Vereadoras recebeu um bom público da região para escutar as palestrantes convidadas, extensionista rural da Emater Carmem Cáceres, gerente do Sicredi Hulha Negra, Ana Laura Cardoso, pastora Mara dos Santos Jorge, juíza do trabalho Marcele Antoniazzi e a moradora Tereza Farias.

O evento foi aberto oficialmente pelo presidente Luis Gustavo Dias, o Baixinho e pela vereadora e organizadora do evento, Tanira Ramos, além da vereadora Jaqueline Ferreira, do município de Aceguá.

Ao encerrar o evento, em seu pronunciamento, Tanira afirmou que as explanações se complementaram. “Gostaria de agradecer a presença de todos, pois nos alimentamos muito pela fala e pela palavra. Acredito em um Ser Maior que conduz a nossa vida e ao qual temos que reverenciar e glorificar. Mas acredito que se estamos aqui é porque alguma palavra vamos levar e executar no nosso cotidiano”, ressaltou.

O prefeito da Câmara encerrou o evento falando em emoção. “Parabenizo a vereadora Tanira pelo grande evento. Não imaginava que fosse uma tarde tão maravilhosa, foi emocionante, chorei bastante com tantas histórias de lutas e bonitas”, destacou.

Um bom público prestigiou a 2ª edição do Seminário voltado ao público feminino Foto: Bianca Mieres/Especial TP

PALESTRANTES

Carmem Cáceres – falou sobre sua trajetória de vida nos estudos, a maternidade e a chegada no trabalho na Emater, bem como o recebimento recente do diagnóstico do autismo. Nascida em Bagé em 1969, tem sua formação como técnica em agroindústria, tecnóloga em desenvolvimento rural e após graduada em controladora e gestão. Ingressou na Emater em dezembro de 1994, desempenhando suas atividades em são Francisco de Paula, Taquara e desde 2012 em Hulha Negra. Entre seus principais projetos estão: Sabor Legal, agroindústria, educação ambiental, projeto Sorriso Rural, Caminhos do Rodeio, bonito turismo rural em Taiguara. Em 2014 foi coordenadora do programa Sabor Gaúcho da Região da Campanha, peça fundamental no programa municipal Sabor da Hulha agroindústrias.

Ana Laura Cardoso – falou do porque está no município, expondo a Ana Laura como pessoa e profissional, da importância do fazer algo a mais e ser inpiradora. Com 39 anos, casada e mãe do Martín de 8 anos, é uma pessoa dinâmica, otimista, proativa. Cresceu no comércio do seu avô e aos 14 anos teve seu primeiro emprego oficial com salário. Aos 19 anos ingressou no mercado financeiro como estagiária, há 15 anos e meio trabalha no Sicredi, onde começou como caixa e hoje é gerente da agência em Hulha Negra. Fez administração de empresas, administração do agronegócio e atualmente estuda gestão de pessoas, se especializou em autoconhecimento e autodesenvolvimento. Entende que mudanças são necessárias para a evolução do todo e preza pela fé e pela instituição famíliar, acredita ser a base para poder proporcionar todo trabalho ao próximo.

Mara dos Santos Jorge – Lembrou que cada pessoa nasce com um dom e que pensava que mensagem deixaria a todos. Nasceu em Bagé e veio para Hulha Negra aos 2 anos de idade. Casada com Volnei Coelho Jorge e mãe de Poliana e vó de Antônio e Betina, não nasceu em um berço evangélico, se converteu aos 19 anos. Cuida de mulheres, é pastora da família de deus.

Marcele Antoniazzi – relatou sua trajetória de vida, lembrando momentos importantes de vida. Juíza do trabalho, nascida em Ijuí tem 48 anos. Aprovada no concurso público como técnica em judiciária ingressou nos quadros do tribunal aos 19 anos em são Borja. Formada em direito pela PUG em 2002. Aprovada no concurso para juíza do trabalho, tomou posse como juíza substituta em 2005, escolhendo a cidade de Bagé para realizar a primeira audiência e fixar residência. Casou-se em 2008 com Luciano Antoniazzi e tem duas filhas bageenses, Tarsila e Catarina. Em 2018 foi promovida a juíza da 1° vara do trabalho de Bagé exercendo também o cargo de juíza diretora do fórum do trabalho de Bagé.

Tereza Farias – fez um relato de sua história de vida. Nascida na Trigolândia em 2 de agosto de 1944, trabalhadora rural da agricultura familiar foi várias vezes presidente do clube de mães Unidas venceremos. Foi mãe no ano de 1987 e candidata a vereadora no município de Hulha Negra. Em 2021 recebeu o diagnostico de câncer onde travou uma batalha contra a doença tendo que se submeter a uma cirurgia e tratamento oncológico.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook