NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Municipários de Candiota avaliam em assembleia proposta salarial enviada pelo Executivo à Câmara

O Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), por meio do presidente da entidade Marcelo Belmudes, procurou o jornal para falar sobre a proposta salarial já enviada pelo Executivo à Câmara, o que segundo ele, encerrou as negociações com a categoria. A entidade está convocando para às 15h15 em primeira chamada e 15h35 em segunda chamada, uma assembleia geral extraordinária para esta terça-feira (12), na sede do Sindicato, no bairro São Simão, quando deverá ser encaminhada uma posição da categoria sobre a questão.

O dirigente enviou uma nota em que reclama que o governo municipal não sentou à mesa para avaliar a contraproposta feita pelo Simca, remetendo para o Legislativo, segundo ele, sem negociação.

O Executivo enviou projeto de lei prevendo um reajuste de 12,54%. A categoria, num primeiro momento, se baseando num estudo encomendado pela entidade junto ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pediu 20,33%. Como contraproposta aos 12,54% oferecidos, pediu 15,74%.

Ao anunciar o índice, o prefeito Luiz Carlos Folador afirmou que os valores serão pagos já no mês de maio, com ação retroativa a março. “Ao nosso funcionalismo, o nosso respeito e reconhecimento”, afirmou o prefeito na ocasião.

Na nota do Simca, ainda foi contestada a informação de que a proposta feita pelo Executivo seja o limite. Usando dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), a entidade afirma que Candiota tem despesas com pessoal em torno de 48,59% do total que arrecada (o limite é 54%). “A evolução da receita corrente líquida entre 2020 e 2021 foi de 28,45% a mais e para 2022 segue na mesma tendência”, destaca a nota.

Por fim, a nota afirma que “os servidores municipais não podem ser penalizados por gestões que deixaram dívidas, visto que não são os servidores que aprovam leis, não são os servidores que decidem aonde gastar e em que gastar, não são os servidores que fazem a gestão do município. Mas são sim os servidores que fazem as políticas públicas acontecerem em todas as áreas do município. Queremos a valorização do servidor e a valorização é ter um reajuste que compense as percas acumuladas”.

Comentários do Facebook