VACIN AÇÃO INFANTIL

Municípios começam a aplicar as vacinas contra a Covid-19 em bebês a partir dos seis meses

Frasco da vacina Pfizer para crianças de 6 meses a 2 anos possui tampa cor vinho, para se diferenciar Foto: Marcelo Bernardes/SES/Especial TP

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu o primeiro lote com 48 mil doses da vacina Pfizer para crianças de seis meses a dois anos e 11 meses de idade, inicialmente para crianças com comorbidades, há cerca de dez dias.

Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado já receberam as primeiras doses da Pfizer Baby, autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O público total dessa faixa etária no Rio Grande do Sul é estimado em 402 mil crianças. Por isso, serão agora priorizadas aquelas com doenças crônicas ou outros quadros clínicos que representam maior risco de agravamento ou até óbito no caso de contágio. A orientação do Estado aos municípios segue o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Depois de vacinadas as crianças com comorbidades, as doses serão destinadas para as demais. A vacinação para esta faixa etária prevê a aplicação de três doses, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas (56 dias) entre a segunda e a terceira.

Em Pinheiro Machado (foto), assim como em Bagé, doses já começaram a ser aplicadas Foto: Divulgação TP

VACINA EM CRIANÇAS – No Estado, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 93% da população recebeu a vacina contra a Covid-19. Foram recebidas 30.306.746 e aplicadas 27.108.753, havendo atrasos na 2ª, 3ª e 4ª doses.

A vacinação em crianças ainda é considerada baixa no RS. Segundo uma atualização da SES na manhã desta segunda-feira (21), até o momento, apenas 49,6% de crianças de 5 a 11 anos e 7,4% de 3 a 4 anos está com o esquema vacinal completo.

Na região de cobertura impressa do TP, Pinheiro Machado contabiliza o maior esquema de crianças de 3 a 4 anos, sendo 23,4% e de crianças de 5 a 11, 72% (ver tabela).

Veja a situação das vacinas nos município na região de circulação do TP. Lembrando que para vacinar a criança, é preciso apresentar cartão do sus ou cpf da mesma.

BAGÉ – A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informou que já estão disponíveis as doses da vacina contra Covid-19 para as crianças com comorbidade comprovada por meio de laudo médico. O local para vacinação é no Posto Camilo Gomes, das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira. No sábado (19), já foram vacinadas três crianças nesta faixa etária.

HULHA NEGRA – A assessoria de imprensa informou que neste primeiro momento, o município recebeu 10 doses da vacina que foram entregues na última sexta-feira, pela 7ª CRS. A secretaria municipal de Saúde de Hulha Negra já está realizando um levantamento das crianças com a faixa etária indicada e com comorbidades e irão agendar as aplicações das doses nesta semana.

CANDIOTA – A Secretaria de Saúde informou que também recebeu apenas 10 doses, o agendamento está acontecendo desde sexta-feira (18) e a vacinação deve acontecer nesta terça-feira (22). Estima-se que em Candiota tenham 392 crianças nessa faixa etária.

PINHEIRO MACHADO – No município, a vacinação aconteceu nesta segunda-feira (21), contemplando 10 crianças, que foi o número de doses que o município recebeu.
Segundo a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunizações, Marina Scheer dos Santos, foram realizados os agendamentos na última sexta-feira (18) e na segunda-feira (21) pela manhã, fechando o número de crianças necessárias.

PEDRAS ALTAS – O município já recebeu as doses e está realizando o levantamento das crianças nessa faixa etária que apresentam comorbidades.

As prefeituras não têm ainda a previsão de receber novas doses.

GRUPO DE COMORBIDADES –  Lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a Covid-19 de crianças de 6 meses a menores de 3 anos: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática.

DOSES JÁ APLICADAS EM CRIANÇAS DE OUTRAS IDADES NA REGIÃO

Comentários do Facebook