A 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), responsável por gerenciar e prover serviços de saúde para a população de mais de 182 mil habitantes nos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, superou os índices Estaduais nas campanhas de vacinação contra Influenza e na Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, realizadas em 2023.
Durante a 25ª Campanha Nacional de Influenza, a 7ª CRS alcançou uma cobertura de 89,9%, colocando-a em primeiro lugar entre as Coordenadorias que mais vacinaram sua população prioritária, muito acima do índice Estadual de 56,37%. Já na Campanha de Multivacinação, a região ocupou o terceiro lugar ao atingir 59,5% de cobertura vacinal, com 5.942 doses aplicadas, superando a média do Estado que foi de 47,4%.
A enfermeira Lívia Rolim, responsável pelas imunizações dirigidas pela Coordenadoria, afirma que uma equipe que trabalha com o mesmo propósito consegue superar as adversidades e trazer maiores resultados. “É fundamental a parceria com os profissionais e trabalhadores da saúde que lutam pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que tanto almejamos, com qualidade e eficiência para atender às demandas da população”, ressalta a servidora.
De acordo com a coordenadora regional, Claudia Souza, esses números refletem o incansável esforço de uma equipe dedicada e competente, que trabalha para melhorar as condições de saúde nos municípios da Regional. “Estamos extremamente orgulhosos dos resultados obtidos pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e por todas as equipes de saúde dos municípios da região nas campanhas de vacinação em 2023. Unidos, tanto o âmbito regional quanto o municipal, alcançamos índices que superaram as expectativas estaduais. Isso não é apenas um reflexo do nosso compromisso, mas também da confiança depositada em nós pela comunidade que atendemos”, conclui.
SOBRE AS CAMPANHAS
A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ocorreu de 10 de abril a 31 de maio de 2023. Conforme divulgado no Informe Técnico Operacional, a campanha adotou uma abordagem única, com apenas uma fase para todos os grupos prioritários. A meta era vacinar 90% dos grupos de crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, idosos e trabalhadores da saúde, totalizando 5.054.465 milhões de pessoas. De acordo com os números divulgados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, foram aplicadas 3.592.450 milhões de doses no RS (56,37%).
Já a Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente ocorreu de 14 a 28 de outubro, sendo o dia de mobilização estadual (Dia D) 21 de outubro. A estratégia consiste em atualização de esquemas em atraso, contemplando crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, tendo como objetivo elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis no Brasil. Segundo o CEVS, 384.503 mil crianças e adolescentes compareceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 47,4% receberam algum tipo de vacina (182.215 mil).
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*