MOBILIZAÇÃO

Municípios da região com casos positivos de dengue programam ações para combater o mosquito

Nas cidades de cobertura impressa do jornal, Candiota, Pinheiro Machado e Bagé já possuem casos importados

Desde os primeiros casos positivos para dengue nas cidades de Candiota, Pinheiro Machado e Bagé, as Prefeituras e Secretarias de Saúde reforçaram o trabalho das equipes para eliminar o máximo de foco do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Para esta e a próxima semana, mutirões de limpeza e conscientização da população estão sendo programados.

 

CANDIOTA

Em Candiota, equipe utilizou o Fumacê no último dia 23 Foto: Divulgação TP

Na Capital Nacional do Carvão, o primeiro exame positivo foi confirmado no último dia 26 de fevereiro, e assim como nos demais municípios, também se trata de um caso importado, ou seja, contraído fora de Candiota. Antes mesmo do resultado chegar, a Secretaria de Saúde em conjunto com a Vigilância Sanitária e com orientação da equipe de Bagé, trabalhou com o a utilização do Fumacê – produto usado para reduzir a proliferação do mosquito – no dia 23, na área em que havia a suspeita de pessoas contaminadas.

Para este sábado (2), o secretário responsável, Fabrício Moraes, o Bibi, está organizando um mutirão de limpeza em todas as localidades do município, com o apoio das equipes, agentes de Saúde e Endemias, além dos Cargos de Confiança (CCs). “O ponto de partida vai ser nas Unidades de Saúde, a partir das 9h. Pedimos para os moradores que tenham material nos pátios e que possa estar com foco e com larvas, como pneu e outras coisas velhas que muitas vezes não sabe como descartar, que retirem e deixem em frente as residências para que possamos recolher”, ressaltou o secretário, dizendo que o Dia D está programado para acontecer em todo o país.

Ainda, Fabrício sugeriu que as pessoas entrem em contato com o seu agente de Saúde ou com algum servidor do governo, informando as ruas com materiais para recolher. “Também iremos realizar limpeza em terrenos que não estão ocupados, e pedimos para que a população limpe e elimine locais que tenham água parada”, finalizou, destacando que o trabalho será intensificado neste sábado, mas que as equipes estão ativas diariamente. No momento, há um caso confirmado e trata-se de um homem com 39 anos.

 

BAGÉ

Em Bagé, continuam realizando o monitoramento para o combate aos focos do mosquito Foto: Divulgação TP

Em Bagé, o secretário Ronaldo Hoessel, informou que há mais um caso confirmado na cidade, e trata-se de uma pessoa do sexo feminino que viajou para Santa Catarina e ao retornar passou por Pelotas, quando sentiu alguns sintomas e realizou o exame. “Nesta semana chegou o resultado positivo, onde ela e o nosso município receberam notificação informando. Já entramos em contato com ela, vamos realizar uma nova coleta e enviar para o Lacen para a confirmação, mas a princípio é mais um caso importado”, disse Ronaldo, ressaltando que a equipe já está fazendo o monitoramento e também a limpeza em torno da residência desta pessoa, para garantir que os casos em Bagé continuem sendo apenas importados.

Na nota divulgada na página oficial da Prefeitura, informa que a Secretaria de Saúde por meio da Vigiçância Sanitária e dos agentes de Saúde, seguem realizando o monitoramento para o combate aos focos do mosquito transmissor da dengue. “Além de palestras nas escolas para conscientização dos estudantes, nossas equipes estão visitando casas e comércios e fiscalizando denúncias”, destaca a publicação. Se a população deseja realizar alguma denúncia de locais que sejam possíveis focos de mosquito, pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo número (53) 32426579. Já em relação a descarte irregular de lixo, basta fazer contato pelo número (53) 32405161, com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa).

 

PINHEIRO MACHADO

 

Na terra da ovelha, o jornal não conseguiu contato com o secretário de Saúde, porém, em uma nota divulgada na página oficial da Prefeitura de Pinheiro Machado, consta que durante um encontro realizado na última semana, foi discutida a necessidade de localizar e eliminar os focos de água parada, bem como a realização de uma campanha municipal de combate a dengue e de conscientização sobre o descarte irregular de lixo na cidade.

“É importante destacar que a campanha está agendada para o dia 9 de março, e visa envolver toda a comunidade no enfrentamento desses problemas”, assinala o texto publicado, ressaltando a importância da participação de todos para prevenir a proliferação do mosquito.

 

7ª COORDENADORIA

 

Em conversa com a responsável pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Claudia Souza, ela informou que juntamente com as Secretarias e Vigilâncias, principalmente Ambiental que monitora o Aedes, existem ações de rotinas realizadas pelos agentes de Endemias.

“Temos dois casos confirmados em Bagé, que contraíram fora do domicilio, que chamamos de casos importados”, disse Claudia, destacando que a 7ª CRS não é executora, e sim referência junto aos municípios da região, e que está atenta aos casos que poderão ou não aparecer. “Nossa função é sanar dúvidas e monitorar. O Sistema único de Saúde (SUS) é descentralizado. Estamos juntamente com as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica muito atentos”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook