SAÚDE

Municípios da região começam agendar vacinação contra covid-19 para bebês a partir dos seis meses

 

No primeiro momento serão vacinadas as crianças com comorbidades Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Bagé, Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado já receberam as primeiras doses das vacinas contra covid-19 para bebês entre seis meses e dois anos, 11 meses e 29 dias, produzidas pela Pfizer e autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Inicialmente serão vacinadas as crianças nessa faixa etária com comorbidades e posteriormente serão destinadas para as demais crianças.  A vacinação para este público prevê a aplicação de três doses, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas (56 dias) entre a segunda e a terceira.

Lembrando que para vacinar a criança, é preciso apresentar cartão do sus ou cpf da mesma e a comorbidade precisa ser comprovada por laudo médico.

BAGÉ – A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé informou que já estão disponíveis as doses da vacina contra Covid-19. O local para vacinação é no Posto Camilo Gomes, das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

HULHA NEGRA – A assessoria de imprensa informou que neste primeiro momento, o município recebeu 10 doses da vacina que foram entregues na manhã desta sexta-feira, na 7ª CRS.  A secretaria municipal de Saúde de Hulha Negra já está realizando um levantamento das crianças com a faixa etária indicada e com comorbidades e irão agendar as aplicações das doses para a próxima semana.

CANDIOTA – A Secretaria de Saúde informou que também recebeu apenas 10 doses. Os pais deverão agendar presencialmente na Unidade de Saúde de Dario Lassance, nessa sexta-feira (18) e segunda-feira (21), das 08h às 14h36. Estima-se que em Candiota tenha 392 crianças nessa faixa etária.

PINHEIRO MACHADO – No município, a vacinação ocorrerá com agendamento pelo telefone (53) 3248.3051, apenas nesta sexta-feira (18), até às 16h. Segundo a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunizações, Marina Scheer dos Santos, a vacinação será iniciada com crianças com comorbidades, porém, os responsáveis por crianças sem comorbidades deverão realizar o agendamento também para a sobra de frasco e planejamento para os próximos dias de vacinação.

PEDRAS ALTAS – O município ainda não recebeu as doses, mas já está realizando o levantamento das crianças nessa faixa etária que apresentam comorbidades.

GRUPO DE COMORBIDADES:

– Diabetes mellitus

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

– Hipertensão arterial estágio 3

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

– Doenças cardiovasculares

– Insuficiência cardíaca (IC)

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensiva

– Síndromes coronarianas

– Valvopatias

– Miocardiopatias e Pericardiopatias

– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênita

– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

– Doenças neurológicas crônicas

– Doença renal crônica

– Imunocomprometidos

– Hemoglobinopatias graves

– Obesidade mórbida

– Síndrome de Down

– Cirrose hepática

Comentários do Facebook