SEMANA FARROUPILHA

Municípios da região estão mobilizados para os Desfiles Farroupilhas

Entidades tradicionalistas estão se preparando para fazer bonito no Dia do Gaúcho Foto: Arquivo TP

O dia 20 de setembro, data da Revolução Farroupilha ou Dia do Gaúcho. Feriado no Rio Grande do Sul, a data celebra um dos maiores episódios históricos do estado, a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período este conhecido como o “Decênio Heróico”.

O Dia do Gaúcho está incluído nos festejos da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado e é marcada por apresentações artísticas, atividades culturais e o tradicional Desfile de Cavaleiros.

Na região, a maior parte dos municípios está mobilizada e organizada para os desfiles, um dos momentos mais marcantes e esperados da Semana Farroupilha. O momento do desfile, geralmente encerra os festejos ou já anuncia os momentos finais da festividade.
Veja como será a data na região:

CANDIOTA – Na Capital Nacional do Carvão a programação oficial acontece na sede do município. Para a data, dia 20 de setembro, quarta-feira, está prevista uma programação variada com início às 12h com um churrasco farroupilha na praça Dario Lassance, por adesão. Para às 14h está previsto show com Marcelo Caminha e em continuidade o Desfile Farroupilha. Segundo a secretaria de Cultura, participarão os CTGs Luiz Chirivino, Batalha do Seival, Candeeiro do Pago e PTG Combate do Seival, além dos piquetes filiados às entidades. A abertura do desfile será feita pela Associação de Cavalarianos de Candiota (ACC), acompanhada do prefeito Adriano Santos. São esperados de 400 a 500 cavaleiros. Às 16h30 ocorre um encontro de invernadas e o encerramento será às 18h com o grupo Pegada.

HULHA NEGRA – No município o Desfile Farroupilha deverá ter início às 9h. De acordo com a Secretaria de Cultura, a concentração será no Corredor dos Borba e os cavaleiros deverão percorrer as principais via do município até chegar ao ginásio municipal, onde ocorrerá o encerramento da Semana Farroupilha com uma solenidade oficial.

PEDRAS ALTAS – A Cidade do Castelo também terá o tradicional Desfile Farroupilha durante a manhã do dia 20. De acordo com a patronagem do CTG Sentinela de Pedras Altas, responsável pela organização do desfile, o evento terá início às 10h, oportunidade em que será feito um percurso pelas ruas da cidade. Logo após os cavaleiros deverão se posicionar em frente a praça central Dona Joaquina de Assis Brasil para uma solenidade.

PINHEIRO MACHADO – No município cavaleiros de 16 piquetes iniciam os desfiles de 20 de setembro a partir das 10h, na rua Nico de Oliveira. Cinco deles possuem temas e concorrem aos prêmios oferecidos pelo CCTG Lila Alves, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Pinheiro Machado.
Os vencedores dos troféus oferecidos pelo CCTG Lila Alves e pela Câmara de Vereadores serão eleitos pelo voto de jurados. Já o Troféu Lanceiros Negros, da Prefeitura de Pinheiro Machado, será entregue ao piquete que vencer no voto popular. Para isso, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto distribuirá cédulas e disponibilizará duas urnas na Praça Central.
A organização dos desfiles está a cargo do CCTG Lila Alves e da Prefeitura de Pinheiro Machado, responsável pela infraestrutura.
A ordem do desfile: Piquete do Xirú (possui tema), Piquete Tradição, Piquete Rafael Pinto Bandeira (possui tema), Piquete Curral de Pedras, Piquete Alma Crioula, Piquete À Moda Antiga (possui tema), Piquete Guardiões da Olaria, Piquete Alma de Potro, Piquete Tropeiros de Cacimbinhas, Piquete Palanque da Tradição, Piquete dos Farias, Piquete do pago (possui tema), Piquete Herança do Passado, Piquete Lila Alves, Piquete Redomão (com tema) e Piquete Pampa e Fronteira.

PIRATINI – Na 1ª Capital Farroupilha, como normalmente acontece, são esperados de 800 a 1500 cavaleiros para o tradicional Desfile Farroupilha. Eles deverão desfilar representando seus respectivos Piquetes Tradicionalistas pela avenida Maurício Cardoso e alguns pontos principais da cidade.
De acordo com o patrão do CTG 20 de Setembro, organizador do desfile, Beto Cardoso, todos os piquetes tradicionalista já foram comunicados e por isso não deverá haver atraso na programação do tradicional desfile que está marcado para às 10h. Ainda segundo o patrão, só serão liberados para o desfile, os equinos que estiverem com exames e vacinas em dia, legalizados. As pulseiras serão entregues antes do desfile.
No dia 20, o CTG deve realizar um mini fandango com o Grupo local Toque Fandangueiro, onde será entregue o trofeu para o Piquete Tradicionalista ganhador do desfile, medalha para o 1ª patrão, bem como destaque para a chama crioula.

Comentários do Facebook