IMUNIZAÇÃO

Municípios da região já vacinam contra a gripe

Em Pedras Altas, vacinação começou na segunda-feira (4). Araildes Miranda (foto), 86 anos, já fez a vacina Foto: Divulgação TP

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na segunda-feira (4). A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha que acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

VACINA TRIVALENTE – A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

CRIANÇAS – No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

SARAMPO – Concomitante, o Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação contra o Sarampo, disponíveis no mesmo período nos postos de saúde. Cabe lembrar que nesta primeira etapa é destinada apenas a trabalhadores da saúde.

REGIÃO – Os municípios da região de cobertura impressa do TP se organizaram para a aplicação das primeiras doses para idosos e profissionais da saúde, que integram a primeira etapa.

Em Pedras Altas, segundo o secretário de Saúde Celso Caetano, a aplicação da vacina está disponível na Policlínica Municipal e nos postos estendidos do interior nos dias de entrega de medicação, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30. Ainda segundo o secretário, as doses estarão disponíveis conforme repasse da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Candiota, conforme o secretário Fabrício Moraes, organizou a aplicação das vacinas nesta segunda-feira (11) em todas as unidades urbanas, das 8h ás 14h36.

Em Pinheiro Machado, de acordo com a assessoria de Comunicação da Prefeitura, uma ação já ocorreu na segunda-feira (4), no ginásio municipal. As aplicações estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Hulha Negra está disponibilizando a imunização na sala de vacinas do Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para o interior do município, conforme o secretário Volnei Jorge, as aplicações seguem conforme roteiro da equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Em Bagé, conforme publicação da Prefeitura, a vacina contra a Influenza está disponível para idosos acima dos 70 anos no clube Comercial. Vacinadores farão as vacinas nos profissionais da saúde nos hospitais.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Primeira etapa –
• idosos com 60 anos ou mais;
• trabalhadores da saúde;

Segunda etapa – a partir de 3 de maio
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
• Gestantes e puérperas;
• Povos indígenas;
• Professores;
• Comorbidades;
• Pessoas com deficiência permanente;
• Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
• Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
• Trabalhadores portuários;
• Funcionários do sistema prisional;
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
• População privada de liberdade.

Comentários do Facebook