MELHOR IDADE

Municípios da região realizam programações para celebrar o Dia Internacional do Idoso

Pinheiro Machado e Candiota organizaram comemorações e atividades especiais

A população brasileira está envelhecendo. Entre 2012 e 2021, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo subiu de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE mostram que é preciso ampliar as políticas públicas e o olhar e a atenção para este grupo.

Para o público da melhor idade celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, os municípios de Pinheiro Machado e Candiota organizaram uma programação especial para esse grupo.

Pinheiro Machado realizou um café colonial no dia 7 de outubro para o grupo Conviver Foto: Gabriel Medeiros/Especial TP

PINHEIRO MACHADO – A secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso organizou uma semana de programação. A primeira atividade foi a escolha da nova corte do Grupo Conviver, que aconteceu na última terça-feira (4), com baile animado pelo Grupo Orgulho Gaúcho.

A disputa contou com a participação de sete candidatas, em que Vitória Vignol foi escolhida como Rainha, Maria das Neves dos Santos Rosa ficou como 1ª princesa e Elierza da Rosa Vaz foi escolhida como 2ª princesa.

Já na quarta-feira, 05, aconteceu a posse do novo conselho do idoso na câmara de vereadores, lembrando que o conselho atua promovendo um amplo debate das necessidades dos idosos, sendo responsável por encaminhar propostas aos gestores municipais. No dia também foi realizada uma palestra com o promotor do município, Adoniran Lemos Filhos, que falou dos direitos e deveres da pessoa idosa.

As mulheres da melhor idade também puderam participar de uma tarde de beleza e oficinas de artesanato, que aconteceu na AABB, no dia 06 de outubro. Já no dia 07 foi feito um café colonial para o grupo Conviver, no clube Comercial.

Para encerrar a programação, foi realizada uma mateada na praça Angelina Goulart, com apresentação da invernada artística Alma Gaúcha, coral de música da UFPel e baile animado por Jorginho e Banda.

A secretária da pasta, Vivian Alves, disse que ficou muito empolgada com a primeira semana do idoso realizada pelo município. “Preparamos a programação com muito carinho, pensando neles e tudo que fizemos para eles, eles retribuem com o carinho e a presença, já estamos pensando na semana do ano que vem e pensando em fazer algumas atividades de fim de ano para esse grupo, sempre com o total apoio do nosso prefeito”, falou.

Com 147 idosos cadastrados, Grupo Saber Viver de Candiota participa ativamente das atividades Foto: Divulgação TP

CANDIOTA – Na Capital do Carvão, as atividades organizadas pela secretaria de Assistência e Inclusão Social, iniciaram no dia 06 de outubro, com uma roda de conversa com orientações de prevenção de quedas com os idosos, com a enfermeira Ariadne Meira da Costa e com a acadêmica de Enfermagem da Urcamp Káscilla Farias.

Após a roda de conversa foi feito o “Café com Afeto” e depois, fotos com o estúdio montado do projeto “Sou idoso, sou lindo de viver!”, no dia 07, foi feita a segunda etapa do projeto de fotografia e no dia 10 aconteceu uma visita do grupo, na Vinícola Miolo.

Para o secretário, Leonardo Lopes, as atividades ajudam os idosos a se manterem ativos e saudáveis. “O grupo Saber Viver já possui uma tradição em Candiota e é o nosso dever trazer essas ações para que eles tenham ocupações com atividades de qualidade e que tragam bem-estar”, falou o secretário ao agradecer também a coordenadora do grupo, Rosauria Grecco. “A Rosauria já está há muitos anos a frente desse grupo, só tenho a parabenizá-la, pelo seu empenho e dedicação”, falou.

A integrante do grupo Saber Viver, Rosane Pereira, de 62 anos, relatou que as programações são muito importantes para se manter com a mente ativa. “Estou amando as atividades e os passeios, me sinto muito acolhida no grupo, porque todo mundo me ajuda pelo fato de eu não ter muita mobilidade, além disso, fiz grandes amizades e amamos a nossa coordenadora Rosauria”, comentou.

Rosane é integrante do Saber Viver de Candiota e diz que se sente acolhida pelo grupo Foto: Divulgação TP

PROGRAMAÇÃO EM CANDIOTA

12/10 – 13h Torneio de Bocha na Cancha da João Emílio – Parceria com o Clube de Mães “Mãe Cleci”, com apoio dos Senhores Miguel e Adelar
13/10 – 12h30 Visita ao Planetário da Unipampa Bagé (só entra de máscara)
14/10 – 13h30 Roda de Conversa sobre os desafios de viver na melhor idade e autoestima, com a psicóloga Andrielly Camilo.
16/10 – 16h Baile nos Zíngaros, Bagé.
17/10 – 13h30 Atividades de Atletismo (Caminhada e Arremesso de Peso) Parceria com o Clube de Mães Mãe Cleci
18/10 – 13h30 Tarde da Jogatina (canastra pife, pontinho, etc), chimarrão e mate doce.
20/10 – 6h Viagem à Santana do Livramento, visita na Vinícola Almadém – Miolo
25/10 – 13h30 – Atividade do Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de Mama. Parceria secretaria de saúde e Clube de Mães Mãe Cleci
26/10 – 13h30 – “No escurinho do cinema” – Tarde de filme e pipoca
27/10 – 13h30 – Tarde de sorteio de brindes com guloseimas
31/10 – Encerramento com Apresentação do coral e tarde das bruxas.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook