RURAL

Municípios da região serão contemplados com microaçudes

SDR anunciou a construção de 979 microaçudes para agricultores familiares

Governador Sartori e secretário Tarcisio Minetto assinaram ordem de serviço para obras que beneficiarão 99 municípios

Governador Sartori e secretário Tarcisio Minetto assinaram ordem de serviço para obras que beneficiarão 99 municípios Foto: Luiz Chaves/Especial TP

Em ato no Palácio Piratini na manhã desta segunda-feira (29), o governo do Estado anunciou a construção de 979 microaçudes em propriedades da agricultura familiar. As obras integram o Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e alcançarão 99 municípios. A iniciativa aplicará R$ 5.507,168,50, recurso oriundo do Fundo de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

“A água é um fator determinante na produção agrícola e na pecuária, seja para irrigação, consumo dos animais e piscicultura. O grande desafio, e tê-la à disposição”, disse o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, em sua participação na solenidade com o governador José Ivo Sartori. “Por isso, este programa vai contribuir com os agricultores familiares na organização da produção, melhorando a produtividade e qualidade nos municípios e regiões beneficiados”, complementou.

Na região, os municípios de Candiota, pelo Corede Campanha, lote 8, e Pinheiro Machado, Piratini e Pedras Altas, pelo Corede Sul, também lotes 8, estão na lista dos contemplados com os microaçudes.

LOTES E EMPRESAS – A Emater, conveniada da SDR, foi responsável por elaborar os projetos dos microaçudes, que poderão armazenar de 4 a 5 mil metros cúbicos de água, para irrigação de plantações, criação de peixes, dessedentação animal e outros usos, favorecendo a diversificação da produção na propriedade da agricultura familiar. Neste processo, o corpo técnico da SDR é responsável pela análise documental, por vistorias nas propriedades e a fiscalização das obras.

O programa foi dividido em 10 lotes, todos já licitados e com três empresas ganhadoras – Terpacon, GRK e Casa Nova. As ordens de serviço para início das obras foram assinadas no ato desta segunda-feira, pelo governador Sartori e o secretário Minetto. Os primeiros microaçudes serão construídos nos lotes 1 (Corede Jacuí Centro), 4 (Corede Fronteira Oeste) e 6 (Corede Missões).

Em cada lote estão sendo realizadas reuniões conduzidas pela SDR, para alinhamento dos trabalhos. A Fepam foi convidada a participar, embora os projetos venham a ser implantados em áreas consolidadas, isentas de licenciamento ambiental.

A distribuição dos projetos na área do Estado foi baseada em informações técnicas, como precipitação pluviométrica, índice de desenvolvimento regional e histórico de projetos elaborados por Coredes. A escolha dos agricultores beneficiados foi feita a partir de reuniões dos conselhos municipais de agricultura.

Comentários do Facebook