Municípios devem se mobilizar para a 24ª edição do Dia do Desafio

Prefeito Renato Machado recebeu o certificado da equipe do Sesc de Bagé

Prefeito Renato Machado recebeu o certificado da equipe do Sesc de Bagé Foto: Silvana Antunes TP

O dia mundial destinado ao incentivo à prática de atividades físico-esportiva já está com data marcada, o dia 30 de maio. Na ocasião, cidades do mundo inteiro devem se mobilizar e realizar pelo menos 15 minutos de atividades.

O Dia do Desafio iniciou através de uma mobilização do prefeito de Saskatoon, no Canadá em razão das baixas temperaturas em 1983 e é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. Desenvolvidas pelas Prefeituras, as atividades ocorrem em parcerias com instituições públicas e privadas, através da coordenação do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc).

Conforme a coordenadora Maria Luiza Souza Dias, “a necessidade de motivar as pessoas para uma vida ativa é reconhecida e discutida mundialmente pelos setores da sociedade, muito embora a grande maioria de crianças, jovens e adultos permaneça em rotinas sedentárias. Para aumentar o alcance dessa campanha, o Dia do Desafio propõe formas inovadoras e democráticas para levar a atividade física a todos, fundamentado na parceria e na cooperação, ressaltando a arte do convívio proporcionado pelo esporte”, afirma.

Os municípios de cobertura impressa do TP, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini, até 2017 eram coordenados pelo Sesc Bagé. Neste ano, apenas Piratini saiu da lista de coordenação de Bagé.

Nesta semana, a equipe do Sesc de Bagé, composta pela gerente da Unidade Sesc Bagé, Liziane dos Santos, pelo coordenador do Dia do Desafio, Patreze Garske e a agente de cultura e lazer do Sesc, Fabiana Gasparoni, visitaram o prefeito de Hulha negra, Renato Machado, para entregar o certificado de participação de 2017 e já efetuar o convite oficial para 2018. Na ocasião, o município de Hulha Negra foi parabenizado por vencer a cidade de Gutierrez (MG) ao mobilizar 19,51% da população contra 6,45% da outra.

No dia 30, a equipe do Sesc se fará presente no município com um carro som para convidar a comunidade a participar. Assumiu recentemente a coordenadoria de esportes o professor Patrique Padilha Fernandes. Em, entrevista ao TP, o coordenador afirmou a pretensão de mobilizar todas as comunidades. “Meu objetivo é montar um grupo e convidar toda a comunidade, escolas, pontos comerciais, em fim, de forma que todos destinem alguns minutos à prática esportiva”, pondera Fernandes.

DISPUTAS 2018 – No Dia do Desafio, os municípios disputam com outros de igualdade populacional. A cada ano, o objetivo é de que mais pessoas se mobilizem e participem do evento. Confira as disputas: Hulha Negra x Pedregal, Candiota x Ipiguá, Pedras Altas x San Cayetano, Pinheiro Machado x Varjota.

Comentários do Facebook