REGIÃO

Municípios do Cideja buscam emenda para atender 20 mil km de estradas rurais

O recurso de R$ 15 milhões está sendo pleiteado junto a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Os sete municípios do Cideja lutam junto a Bancada Gaúcha para aprovar uma emenda parlamentar conjunta de R$ 15 milhões para a aquisição de uma nova patrulha mecanizada, que irá atender a demanda de milhares de quilômetros de estradas rurais Foto: Letiere Navarrina/Especial TP

Os equipamentos adquiridos em 2011 com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já não dão mais conta frente a demanda das estradas rurais dos setes municípios. Na época, Herval e Piratini não faziam parte do Consórcio Público de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e, portanto, não foram beneficiados.

Na última terça-feira (24), depois de um pedido formal feito em março deste ano juntamente com o Fórum Regional de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate as Estiagens (Fórum das Águas), o prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Adriano dos Santos (PT), acompanhado da vereadora candiotense Fernanda Santos (PT) e do prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (PSB), fez a defesa da solicitação junto a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, que se reuniu em Brasília para definir quais projetos receberão emendas conjuntas dos deputados e senadores para o Orçamento de 2020.

Na defesa, que durou cerca de três minutos, Adriano sustentou a necessidade do recurso, analisando que os sete municípios do Cideja (Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas, Herval, Pinheiro Machado e Piratini), representam uma população de cerca de 65 mil habitantes, tendo que atender 20 mil km de estradas rurais. “A pauta em sendo atendida representa saúde, educação, escoamento de produção, desenvolvimento e melhores condições de vida para milhares de pessoas”, analisou.

Sem recursos para programas e políticas públicas diretas do governo federal, as emendas parlamentares se tornaram a única possibilidade de recursos extras para os municípios atualmente.

Conforme Adriano, há uma grande concorrência, mas ele está esperançoso que a demanda do Cideja seja atendida pela Bancada Gaúcha, que é presidida atualmente pelo deputado Giovani Cherini (PL). “Depois da defesa que fizemos na reunião, peregrinamos em cada um dos gabinetes dos deputados, reforçando pessoalmente a importância desta emenda. Também, cada prefeito e vereador estão realizando contatos diretos com seus deputados”, explicou.

RELAÇÃO DE MAQUINÁRIOS PEDIDOS À BANCADA GAÚCHA

* 1 trator de esteira para Pedras Altas
* 4 motoniveladoras de rodas para Aceguá, Candiota, Pinheiro Machado e Piratini (um para cada município)
* 14 caminhões caçamba basculante com capacidade de 12m³ para Aceguá (3), Candiota (2), Hulha Negra (3), Pedras Altas (2), Pinheiro Machado (3) e Herval (1)
* 3 pranchas para transporte de máquinas para Pedras Altas, Piratini e Herval (uma para cada município)
* 2 retroescavadeiras para Herval e Pedras Altas
* 2 caminhões-pipas para Pedras Altas e Pinheiro Machado
* 2 rolos compactadores vibratórios para Candiota e Pedras Altas
* 5 escavadeiras hidráulicas para Aceguá, Candiota, Piratini, Pinheiro Machado e Hulha Negra (uma para cada município)

Prefeito Adriano dos Santos (D) fez a defesa da solicitação junto a Bancada Gaúcha Foto: Divulgação TP

 

Deputado Giovani Cherini preside a Bancada Gaúcha e prestou apoio à região Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook