TURISMO

Municípios do Cideja e Codepampa receberão placas de identificação turística

Uma reunião aconteceu de forma virtual para tratar sobre o tema Foto: Divulgação TP

No dia 19 de julho, uma reunião online entre integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), Consócio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa), e Associação Pampa de Turismo (Apatur), teve por finalidade, estabelecer prazos para a reunião de informações para o andamento de um projeto comum as entidades.

O programa, cujo convênio já está assinado, consiste na implantação de cinco placas de identificação turística em cada um dos cinco municípios do Cideja – Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado e do Codepampa – Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Santana do Livramento, que estão dentro da Instância Governamental Regional (IGR) da Apatur.

Conforme a diretora executiva do Cideja, Débora Cappua, as placas terão um QR-Cod, que por leitura via celular, será possível fazer uma leitura e conhecer a história do ponto turístico. “O próximo passo é verificar com os municípios onde serão os locais de identificação, bem como a história desse local para ser organizada a licitação. Para dia 26, já está marcada uma reunião em Pedras Altas com os prefeitos, secretários e coordenadores de Turismo, além de uma visita ao Castelo de Pedras Altas”, relatou.

O investimento liberado é de R$ 238 mil para os dois consórcios, valor que já está na conta. O restante, de R$ 262 mil, há uma sinalização para liberação em um segundo momento. O recurso é via Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur RS).

Para a vice-presidente da Apatur, Elisabeth Drumm, os projetos de sinalização, aprovados pelos Consórcios Cideja e Codepampa, em benefício de 10 municípios da região turística do Pampa Gaúcho, são um marco na história do turismo da região. “Em primeiro lugar, é mais uma fonte de recursos para ampliar a sinalização. Além disso, representa a integração institucional em prol do desenvolvimento do turismo. Os municípios associados aos consórcios e a IGR Apatur, ao se integrarem, por meio dos consórcios, oportunizam a implementação de projetos futuros”.

O TP também tentou contato com o presidente do Cideja, prefeito Luiz Carlos Folador, mas até o fechamento desta edição, ainda não havia recebido retorno.

Placas terão um QR-Cod para acesso a informações sobre o local Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook