PREVENÇÃO

Municípios iniciam ações alusivas a campanha do Outubro Rosa

Atividades são voltadas ao incentivo a realização de exames

O mês de outubro é lembrado por uma importante campanha voltada ao público feminino, o Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. A primeira iniciativa foi em 2002 em São Paulo quando iluminaram, de cor de rosa, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera). Essa iniciativa começou com um grupo de mulheres.

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.

 

REGIÃO

Em Pinheiro já aconteceu o dia da beleza Foto: Divulgação TP

Na região do Tribuna do Pampa, os municípios já deram início as atividades para marcar o mês. Em Pinheiro Machado, a coordenadora de Atenção Básica do município, Carolina Aquino Alves Faria, relatou ao jornal que o município iniciou a divulgação e informações sobre o tema, de forma a promover o incentivo a realização de exames regulares.

Relacionadas a campanha estão previstas algumas ações. No dia 18, um almoço no assentamento Santa Inácia, com solicitação dos exames e discussões sobre o assunto; no dia 25, às 14h no ESF Zona Leste, uma atividade preventiva com as mulheres e mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); e dia 26, às 14h no ESF Zona Sul, uma tarde com diversas atividades como música, maquiagem e sorteio de brindes.

Atividades já foram realizadas no Caps Cacimbinhas. Uma oficina da beleza marcou as atividades no local.

Segundo Carolina, o foco é intensificar no dia a dia da Unidade Básica de Saúde (UBS) a solicitação dos exames de mamografia que está muito baixo e as coletas de citopalógico. Ela diz considerar a campanha do Outubro Rosa de extrema importância, tanto como profissional como também mulher. “Já passei pelo diagnóstico de câncer de mama, gosto de dizer para as mulheres que passam pelo tratamento que é possível vencer, que o amor e cuidado que recebemos durante o período de luta é fundamental. Como profissional me preocupa o baixo número de mulheres em idade de rastreamento que não estão procurando os serviços, então mais que divulgação e ações educativas queremos as mulheres lotando as unidades básicas de saúde, que realizem avaliação, exame de citopatológico de colo de útero e aquelas que tem indicação saiam com as solicitações de mamografia. Hoje, as mulheres de Pinheiro Machado têm como referência pra realização do exame aqui no hospital do município, essa é uma facilidade, precisamos aproveitar”, manifestou.

 

PEDRAS ALTAS

 

Na Cidade do Castelo, segundo o secretário de Saúde, Celso Caetano, ações alusivas a Campanha iniciaram no dia 3 nas localidades de Lagões e São Diogo, e dia 10 no Lago Azul, Santa Inês e Regina com coletas de exames pré-câncer e de mamas. Dias específicos para exames estão previstos em todas as localidades. Para o dia 17, estão previstos exames no Bom Viver e Várzea (manhã) e Arroio Mau (tarde). Na localidade do Glória, os exames acontecem dia 24, durante manhã e tarde.

Um Dia D está marcado para o dia 21 de outubro na Policlínica, sede do município, mas de segunda à sexta, durante todo mês, na cidade também estarão sendo disponibilizados exames preventivos.

As atividades alusivas ao mês se encerram em 23 de outubro, com uma roda de conversa no CTG Sentinela de Pedras Altas a partir das 15h, seguida de uma caminhada pelas principais vias da cidade.

 

4ª CAVALGADA DO LENÇO PINK 

 

Está agendada para o próximo sábado (14), a realização da 4ª Cavalgada do Lenço Pink, alusiva a campanha Outubro Rosa. O evento, realizado por um grupo de mulheres de Pedras Altas, fará, nesta edição, um trajeto com saída da sede do município, às 7h, em direção a localidade do Arroio Mau.

Segundo repassado ao TP pela vereadora Elenice Mendes, integrante do grupo de organização, está prevista uma parada para almoço na metade do caminho, às 12h, sendo o trajeto retomado às 14h. A previsão de chegada è às 17h30 na capela Santa Tereza d’Ávila, na Coxilha.

Após a Cavalgada, está prevista uma palestra com a secretária de Políticas Públicas para a Mulher de Candiota, Hulda Alves. Posteriormente, um baile com o grupo Sandim.

 

CANDIOTA

Em Candiota, primeiro dia de exames foi em Seival Foto: Divulgação TP

No município, está ocorrendo um mutirão de coleta de exame citopatológico e avaliação para mamografias. A primeira ação ocorreu na localidade de Seival, no dia 5 de outubro. As próximas mobilizações estão programadas para os dias 17 (Vila Residencial), 18 (Zona Rural, 08 de Agosto), 20 (sede do município) e 26 (Vila Operária).

De acordo com Laura Pagalday, do setor de planejamento da Secretaria de Saúde de Candiota, o “Outubro Rosa é o mês que se aumenta o foco para a saúde das mulheres, com a realização dos mutirões, conversas com esclarecimentos, trazendo uma atenção especial para o público alvo”.

Ela lembra que as coletas são realizadas durante todo ano nas Unidades de Saúde, assim como as avaliações para encaminhamento de mamografia, mas é importante que ações em saúde como essas que mobilizam a comunidade sejam realizadas para alertar sobre a prevenção ao câncer de mama.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook