VALORIZAÇÃO FEMININA

Municípios organizam programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970 e simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres também contra o machismo e a violência.

Na região, alguns eventos costumam ser realizados pelos municípios para marcar a data e incentivar as mulheres quanto a lutas e valorizações, bem como da melhora da autoestima.

 

CANDIOTA

 

Na Capital Nacional do Carvão, pelo primeiro ano a data conta com atividades de uma Secretaria específica, a Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, que tem a frente Hulda Alves e que tem como função principal a implantação de políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres, principalmente proteção e inserção no mercado de trabalho.

Segundo a secretária, as atividades deste ano não serão festivas e sim de acolhimento. “Atualmente, é comum ver um clima festivo em torno da data, entretanto, o objetivo central desse dia é convidar a sociedade a refletir sobre a condição feminina no mundo e a debater a questão da igualdade de direitos entre os gêneros, sem que as diferenças biológicas entre os sexos sejam utilizadas como pretexto para diminuir o valor da mulher”, destacou Hulda.

 

GABINETE ITINERANTE

 

Ainda conforme a secretária Hulda, o objetivo da pasta é ir ao encontro das necessidades e demandas das mulheres candiotenses. Para isso, foi organizado o gabinete itinerante da Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, onde a equipe fará encontros diretamente nos bairros. “Queremos levar o gabinete até as mulheres para receber suas demandas como currículos, vulnerabilidades, demandas urbanas”, frisou.

Confira a programação: 12/3 – manhã – João Emílio – Local: Posto de Saúde; 12/3 – tarde – Vila Operária – Local: Associação de Moradores; 15/3 – manhã e tarde – Sede – Local: praça; 19/3 – manhã – Vila Residencial – Local: praça; 21/3 – manhã – Assentamento Vinte de Agosto – Local: Centro Comunitário; 25/3 – tarde – Seival – Local: Associação de Moradores; 26/03 – manhã – Assentamento Oito de Agosto – Local: Posto de Saúde; 27/03 – manhã – Assentamento Santa Lúcia – Local: Posto de Saúde.

Ainda está previsto para o dia 22 um encontro com as servidoras municipais para colher demandas, além de participação em reuniões privadas. Durante o mês serão finalizadas, ainda, as ações do programa Te liga menina, que estão sendo realizadas nas escolas para meninas de 11 a 15 anos e tratados temas relacionados à mulher.

 

HULHA NEGRA

 

A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) programou para o dia 21 de março uma palestra show em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O evento, com duração de 1h15, está previsto para iniciar às 14h, no complexo do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e será ministrado por Marcos Bristot e Marco Massaro com o tema “O protagonismo da mulher como chave para uma vida de conquistas”.

Sobre a palestra e abordagem, “faremos um convite para que a mulher possa olhar para si, suas escolhas, sua vida, seu dia a dia, pois a mulher pode estar e conquistar o que ela quiser, desde que ela queira, muitas mulheres estão sendo expoentes na sociedade atualmente, mas muitas ainda estão com medo, com receio, estão presas a padrões, crenças e ideologias limitantes. Aqui vale ressaltar que protagonismo não significa ocupar somente um cargo de liderança numa empresa ou algo de destaque numa entidade ou na sociedade. Queremos falar sobre ser protagonista dos próprios sonhos, objetivos e metas da própria vida. Nossa fala quer encorajar a mulher a buscar o que ela quiser, dizer que ela pode, que ela merece, que ela já é vitoriosa, porém somente ela pode fazer isso, ninguém pode fazer por ela, mas ela precisa saber que ela pode! Tudo isso regado de alegria, dinâmicas e muita música!”.

De acordo com Elizete Brasil, secretária de Assistência Social de Hulha Negra, o objetivo é proporcionar o transporte de mulheres também do interior do município e reunir cerca de 200 participantes.

PEDRAS ALTAS

A Cidade do Castelo está com eventos organizados pelo município e pelo Sindicato Rural. A Secretaria de Assistência Social e Inclusão, que tem a frente a secretária Rosane de Oliveira, está convidando as mulheres para duas rodas de conversa pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Nesta sexta-feira (8), o evento será na sede da Puro Grão, no São Diogo, às 13h30, e no dia 13 de março será no ginásio GUPA, também às 13h30. O evento visa à valorização da mulher e o aumento da autoestima.

Já o Sindicato Rural de Pedras Altas, que tem a frente Carlos Hofmeister, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o apoio da Secretaria de Saúde do município, está promovendo nesta sexta-feira (8), a partir das 14h, a palestra Saúde da Mulher.

 

PINHEIRO MACHADO

 

Uma atividade está sendo programada pela Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, mas até o fechamento desta edição, o TP não recebeu a programação.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook